Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

A força do apoio é uma ferramenta poderosa na jornada contra o câncer

Durante reunião as participantes se apoiam mutuamente e contam com equipe multidisciplinar no CEAE em Governador Valadares
O Outubro Rosa é um movimento global que brilha como um farol de esperança e conscientização na luta contra o câncer de mama. Foto: Divulgação Secom PMGV
sábado, 7 outubro, 2023

O Outubro Rosa é um movimento global que brilha como um farol de esperança e conscientização na luta contra o câncer de mama. Este movimento é um convite para que as mulheres se empoderem através do conhecimento sobre sua própria saúde, incentivando a realização de exames regulares e promovendo a educação do autocuidado. Aproveitando o Outubro Rosa, o grupo de apoio a mulheres diagnosticadas com câncer, abordou o tema em mais uma de suas reuniões.

Em Governador Valadares o “Encontro do Peito”, como é chamado, é realizado pela equipe do Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), e é um refúgio de amor e solidariedade, dedicado a oferecer suporte as mulheres corajosas que enfrentam a batalha contra o câncer. Nesse espaço acolhedor, essas guerreiras encontram um ombro amigo, compreensão profunda e um ambiente onde podem compartilhar suas experiências, medos e triunfos.

Segundo Maria Socorro de Menezes, psicóloga do (CEAE), há cinco anos o grupo foi criado para acompanhar mulheres que tinham o diagnóstico de câncer de mama e seguiam fazendo o tratamento. “Naquela época percebemos que elas precisavam de acompanhamento, ele tinha começado com outra psicóloga e eu continuei com apoio da coordenação. Oferecemos suporte emocional, esclarecemos dúvidas do tratamento e elas trocam experiências. Isso é fundamental para autoestima, para entender que o diagnóstico não é o fim, que muitas na mesma situação estão curadas, trabalhando; que o cabelo já cresceu e que já estão retomando a vida. Encontro do Peito é muito mais do que uma simples reunião. É uma união fraterna que empodera, inspira e fortalece essas mulheres, enquanto elas trilham seu caminho em direção à cura e à esperança”; enfatizou.

Uma das participantes, Elza de Oliveira de 75 anos, enfrenta tratamento há quase 20 anos. “Eu amo participar do encontro, todas da equipe nos atendem muito bem, e eu sempre acredito que temos que ser positivas. Pensamentos negativos e tristeza não nos leva a lugar a nenhum. O apoio que temos e a nossa troca de experiências é muito importante para o tratamento. Temos que pedir a Deus força para superar e agradecer cada dia que temos à mais”, salientou.

Para Helena Alves Pereira, que frequenta as reuniões há três anos, os encontros são excelentes. “O encontro é maravilhoso. Ele nos encoraja, trocamos experiências, acolhemos as que estão chegando. Eu que estou no final do meu tratamento, graças a Deus, sou a prova de que há esperança, e que Deus está conosco. Além disso, nos tornamos amigas para todas as horas. Esse círculo de apoio é fundamental”; afirmou.

Participando da sua primeira reunião, Esmeralda Gonçalves de Sousa, quis reafirmar que mesmo antes de começar a reunião já sentia muito aliviada. “Estou muito feliz. Só de conversar com essas novas amigas eu ganhei 99% de alegria e estou mais animada, com a glória a Deus. Nesse momento eu só quero agradecer a acolhida e peço a Deus que abençoe todas com muita força e fé”; declarou.

por Assessoria de Comunicação -Secom

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu