Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Catar tem papel central para fim do conflito no Oriente Médio, diz Lula em Fórum Empresarial

Para o presidente, o país Árabe é um ator diplomático relevante e um importante interlocutor na mediação do conflito
O presidente Lula defendeu o papel diplomático do país árabe na mediação dos conflitos no Oriente Médio, além de ser um interlocutor-chave em diversos temas de amplitude regional e global. Foto: Ricardo Stuckert/PR
quinta-feira, 30 novembro, 2023

DA AGÊNCIA GOV

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (30/11), da sessão de abertura do Fórum Econômico Brasil – Catar, em Doha, e defendeu o papel diplomático do país árabe na mediação dos conflitos no Oriente Médio, além de ser um interlocutor-chave em diversos temas de amplitude regional e global.

"Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina", afirmou.

Ao discursar, Lula saudou a mediação do Catar no acordo realizado entre Israel e Hamas para a libertação de reféns, lembrando a presença de mulheres e crianças entre eles.

A participação do presidente no Fórum foi seu primeiro compromisso em Doha, capital do Catar. Depois, aconteceu a tradicional cerimônia oficial de recepção de chefes de Estado e, em seguida, Lula realizou uma reunião ampliada e um encontro privado com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani.

Relações bilaterais

Quanto à ampliação das relações e parcerias entre os dois países, Lula afirmou que a passagem por Doha abrirá portas e construirá pontes entre os dois países. Na avaliação do presidente, o Catar é uma das principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio, além de contar com um setor empresarial interessado em investir no Brasil.

"Os empresários brasileiros acreditam no potencial do Catar e no futuro de seus negócios. Esse interesse encontra respaldo na forte complementaridade entre nossas economias", disse. Como exemplo de setores em que podem acontecer parcerias e acordos, o presidente mencionou a agricultura, infraestrutura e sustentabilidade.

Lula afirmou também que existe um amplo espaço para ampliar e diversificar a pauta comercial com produtos de maior valor agregado. "Como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da EMBRAER – como o C-390 que me trouxe a Doha. O Brasil também está implementando medidas de facilitação de comércio como um sistema eletrônico de validação e assinatura de documentos para operações de comércio bilateral", disse.

Para Lula, esta é a oportunidade para reduzir prazos e custos das transações comerciais entre o Brasil e o Catar.
Na quarta-feira (29/11), o presidente esteve em Riade, capital da Arábia Saudita. Também nesta quinta, a comitiva do Governo Federal seguirá para os Emirados Árabes Unidos, sede da COP 28, para participar da Cúpula do Clima.

"Parto hoje para a COP-28, onde lançarei um chamado à ação e à ambição no enfrentamento à crise climática. Estou certo de que o Catar também poderá ser um aliado importante nessa agenda. Mais do que fortalecer os laços de amizade que nos unem, acredito que Catar e Brasil podem atuar juntos em prol da paz e por um mundo mais justo, próspero e sustentável", concluiu o presidente.

Leia também: Presidente Lula discursa no Fórum Empresarial Brasil-Catar, em Doha

Por: Agência Gov
Texto: Daniella Cambaúva

*Informações atualizadas às 5h50

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu