O Parlamento Jovem já é uma realidade na Câmara Municipal de Governador Valadares. O programa foi lançado na manhã desta quarta-feira (19) pelo presidente da Casa, Alê Ferraz, com a presença de representantes de 15 escolas estaduais e particulares.
Durante o evento, as servidoras Elcyone Maria da Silva e Márcia Lúcia de Oliveira apresentaram o programa, explicando que ele simula o trabalho dos parlamentares e promove a formação política dos jovens. Ao longo do ano, os participantes aprendem sobre o funcionamento do Poder Legislativo e desenvolvem propostas para questões da comunidade.
Como funciona o Parlamento Jovem?
O programa é dividido em quatro etapas:
- Implantação – A adesão da Câmara ao programa e a mobilização dos estudantes fazem parte do processo inicial, garantindo a participação dos jovens.
- Etapa Municipal – Os estudantes são escolhidos e definem um tema de debate. Este ano, eles elegeram "Direitos Culturais e a Juventude".
- Etapa Regional – Representantes das Câmaras participantes se reúnem para discutir e filtrar as propostas. Essa fase acontecerá em maio, em Ponte Nova, com a presença de jovens de cinco municípios.
- Etapa Estadual – As propostas aprovadas na etapa regional seguem para a plenária final, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Lá, serão debatidas e consolidadas em um documento oficial.
A Câmara de Valadares já está na segunda fase do programa, com os estudantes selecionados e o tema definido. Agora, os participantes se preparam para os debates regionais. No fim do processo, as propostas de 164 câmaras municipais mineiras serão reunidas na ALMG.
Autoridades presentes
O lançamento contou com a presença dos vereadores Ademar do Turmalina (MDB), Gilsa Santos (PT), Geisa Luana (PP), Amaral do Povo (Avante), Igor Costa (União), Igor Erick (Mobiliza) e Fernanda Braz (DC). Representando o Executivo, esteve presente o secretário municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Rodrigo Limeres. Também participou a representante da Superintendência Regional de Ensino (SRE-GV).
O Parlamento Jovem ocorre na Câmara Municipal desde 2023, porém, essa é a primeira vez que é realizado em parceria com a ALMG e apoio da PUC Minas.

Foto: Divulgação Câmara de Valadares