Há mais de uma década, o deputado luta pela duplicação da BR-381 até Valadares; a cidade receberá também mais de R$100 milhões de investimentos via articulação com o governo federal
O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) é o principal responsável por importantes avanços para a região leste de Minas Gerais, fruto de sua articulação com o governo federal. Entre as conquistas mais significa- tivas está a duplicação da BR-381, uma obra aguardada há décadas pela população.
O trecho duplicado, com extensão total de 303,4 km, liga Belo Horizonte a Governador Valadares, no entroncamento com a BR-116/MG, devido ao trabalho do deputado.
Essa duplicação terá impacto direto em 13 cidades às margens da es- trada, incluindo o Vale do Aço, e em muitas outras que dependem da BR-381 para o transporte de mercadorias e deslocamento.
Em média, 24,7 mil veículos passam pela rodovia todos os dias, e a obra promete beneficiar 3,7 milhões de pessoas que vivem na região. Além disso, a duplicação estimulará a geração de mais de 80 mil empregos diretos e indiretos, consolidando-se como um marco no desenvolvimento da região.
Leonardo Monteiro destacou a importância da obra: “A duplicação da BR-381 significa mais segurança, desenvolvimento e qualidade de vida para o povo mineiro. Essa é a nossa luta de muitos anos, e ver esse projeto se concretizando é motivo de muita alegria para mim como re- presentante de Minas.”
Além da duplicação, o trabalho do deputado em Brasília conquistou para Governador Valadares uma nova policlínica e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para fortalecer a rede de saúde pública, atendendo de- mandas fundamentais da população. Esses projetos foram garantidos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciados em mar- ço de 2024, previstos para serem executados neste ano de 2025.
Outra conquista importante são as 500 novas moradias populares, via ‘Minha Casa, Minha Vida’, garantindo dignidade às famílias que precisam; um investimento de R$ 82 milhões em Valadares.
“Essas ações mostram que a parceria com o governo federal é fundamental para melhorar a vida das pessoas, e é para isso que nosso mandato trabalha incansavelmente. Melhorar a vida das pessoas é o nosso objetivo", afirmou o deputado.
Projeto assinado promete transformar a “Rodovia da Morte” na “Rodovia da Vida”
Engenheiro civil especialista em rodovias e ex-coordenador regional do DER-MG analisa contrato de concessão apresentado pelo governo Lula
Com um aporte de cerca de R$ 10 bilhões em investimentos, a duplicação da BR-381 entre Governador Valadares e Belo Horizonte tem início previsto para fevereiro deste ano, e promete ser um marco para a infraestrutura de Minas Gerais. O projeto, compromisso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve seu contrato de concessão assinado nesta quarta-feira (22) entre o governo federal e a concessionária 4UM, Nova-381, responsável por investir R$ 9,3 bilhões no trecho. O restante da obra, custeada pelo Governo Federal, receberá cerca de R$ 1 bilhão adicionais. Lideranças do Leste de Minas celebraram o anúncio feito por Lula, aguardado há muitos anos por todos da região.
Victor Dell’orto, engenheiro civil especialista em rodovias e ex-coordenador regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), destacou a importância do projeto durante a cerimônia de assinatura, realizada em Brasília. Atualmente coordenador de programas na Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPAR), ele analisa o modelo apresentado como essencial para garantir que a duplicação aconteça com mais agilidade e segurança para os usuários da rodovia.
Uma visão técnica e estratégica
"A duplicação da BR-381 agora é realidade e será um divisor de águas para o Leste de Minas e para os 25 mil veículos que trafegam diariamente pela rodovia. O contrato da Nova 381 representa um modelo de segurança e eficiência, além de impulsionar a economia local, vai gerar milhares de empregos e novas oportunidades de negócios na região. As obras serão divididas em dois trechos principais: o primeiro, entre Belo Horizonte e Caeté, será realizado com recursos próprios do governo; já o trecho de Caeté a Governador Valadares será feito com investimentos privados", avaliou o engenheiro.
Dell’orto explica que a concessão da BR-381/MG inclui um pacote de obras estruturais, entre as principais estão: duplicação de 106 quilômetros de rodovia; construção de 83 quilômetros de faixas adicionais; correção de 51 pontos críticos no traçado; instalação de 20 passarelas para pedestres, instalação de Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com todo suporte a esses trabalhadores; além de bases operacionais, que prestarão suportes médico e mecânico emergenciais. “Acompanho esse processo desde o início e afirmo, com convicção, que essa foi a melhor solução para o momento. O governo Lula está de parabéns", observou.
Próximos passos
A 4UM "Nova-381" apresentou seu Plano de 100 dias e a partir de fevereiro serão implementadas as primeiras melho- rias, como intervenções no pavimento, roçagem da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas, e manutenção e reforço do sistema de iluminação. O contrato com a concessionária tem a duração de 30 anos, e as obras de duplicação previstas no trecho deverão ser realizadas na primeira década. A duplicação da BR-381 é parte do Pro- grama de Aceleração do Crescimento (PAC).
“No próximo mês de fevereiro, está prevista a vinda do ministério dos Transportes, e da Agência Nacional de Trans- portes Terrestres (ANTT) na região, marcando oficialmente o início dos trabalhos da concessionária e apresentando todos os detalhes do projeto para a comunidade. Estou muito feliz, porque lutamos muito para que isso possa estar acontecendo. Acompanho este processo desde antes das primeiras obras na BR-381, realizadas ainda pelo Governo da presidenta Dilma, e agora podemos celebrar esta nova etapa, que coincide com o aniversário de Valadares [em 30 de janeiro]. Então é um pre- sente para todos nós", acrescentou Dell'orto.
Reconhecimento e gratidão
O engenheiro destacou a luta histórica por melhorias na B381, enfatizando o papel de lideranças locais, como o deputado federal Leonardo Monteiro (PT). Segundo Dell’orto, Monteiro foi fundamental na articulação para que o projeto se tornasse realidade.
“Parabenizo e agradeço ao presidente Lula, que pro- meteu e está cumprindo seus compromissos com o povo da nossa região, ao ministro dos Transportes Renan Filho, por todo empenho do Ministério, da ANTT e DNIT, ao nos- so ministro mineiro Alexandre Silveira [ministro das Minas e Energia], que sempre foi um defensor desta causa e con- tribui muito com este processo no governo. Foram muitas as lideranças da região que sempre cobraram e reivindi- caram esta obra. E faço um destaque especial ao trabalho incansável do deputado federal Leonardo Monteiro, que trabalhou firmemente por esse projeto e que ao longo dos anos tem feito atuação ímpar no Governo Federal e garan- tido importantes obras para Valadares e região.", acres- centou Victor Dell’orto.
Críticas à ausência de Zema
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi alvo de críticas devido a sua ausência na cerimônia de assinatura da concessão da rodovia.
“Nunca um governo de Minas Gerais recebeu tanta atenção do governo federal. Muitas vezes eu vi o governador de Minas cobrando investimentos, no governo passado e neste. Mas eu não o vejo na hora de dizer 'cobrei, justamente para estarmos aqui neste momento'. Parece que a cobrança é mais política e menos pela obra, e isso apequena o gestor público", considerou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Mais informações
Para saber mais sobre o assunto, a população interessada pode acessar os sites oficiais da ANTT www.gov.br/antt e do Ministério dos Transportes. www.gov.br/transportes