O prefeito eleito de Governador Valadares, Coronel Sandro, apresentou à imprensa e à comunidade, os secretários municipais que irão trabalhar com ele e com o vice José Bonifácio Mourão durante 4 anos de governo a partir de 2025.
"Com muito orgulho, apresentamos os novos secretários que irão compor a nossa equipe. Cada um traz experiência e compromisso para fazer da nossa cidade um lugar melhor para todos. Juntos, vamos trabalhar com seriedade e dedicação para transformar Valadares em um exemplo de gestão pública. Vamos em frente!", escreveu o Coronel Sandro em sua rede social.
E quais foram os critérios adotados para a escolha do secretariado? O Coronel Sandro respondeu que agiu naturalmente, levando em consideração um quesito muito relevante, a confiança.
"Outras questões que também consideramos é o histórico de serviços já prestados na vida pública ou não, a capacidade técnica para exercer aquela função especificamente, além do envolvimento com o projeto Coronel Sandro e Mourão, desde a primeira hora", disse.
Durante a coletiva, o Coronel Sandro ainda destacou que uma de suas prioridades será a pasta da saúde.
"Desde a campanha, a gente já percebeu e identificou os problemas que o município tem, onde sempre destacamos a questão da saúde pública, estamos avaliando decretar situação de emergência na saúde pública de Governador Valadares. Nosso trabalho vai se pautar em identificar os problemas e corrigi-los e a partir disso, começar a trabalhar".
Confira os nomes dos secretários de Coronel Sandro e Mourão:
Secretaria Municipal de Governo: Wilson Santos de Oliveira
Profissional com vasta experiência na área comercial, destacando-se por sua capacidade de gestão e visão estratégica. Exerceu o cargo de Diretor de Esportes na Prefeitura Municipal de Periquito/MG, liderando iniciativas voltadas à promoção de políticas públicas e desenvolvimento local. Desempenhou o mandato como Vereador em Periquito (2005-2008). Atuou na esfera estadual, como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, adquirindo expertise em articulação política, análise de políticas públicas e gestão de demandas institucionais.
Procuradoria-Geral: André Teixeira
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE (2004). Pós-graduado em Direito Público e Direito e Processo do Trabalho pela mesma instituição. Possui mais de 15 anos de experiência atuando como advogado nas áreas de Direito Administrativo, Público, Eleitoral e Civil. Sua trajetória profissional inclui assessoria jurídica em campanhas eleitorais municipais e estaduais. Ocupou o cargo de Analista Jurídico na Prefeitura de Governador Valadares e prestou assessoria jurídica em Câmara Municipal, Prefeituras e ao mandato de Deputado Estadual.
Controladoria-Geral: Nilton Porcaro
Contador orientado para detalhes, com 30 anos de experiência na manutenção de informações de contabilidade corretas para organizações empresariais de pequeno, médio e grande porte. Possui anos de experiência na preparação de declarações de impostos e atividades dos Livros Diários, Razão e Caixa, além de Balancetes e Balanço. Com capacidades qualitativas e de investigação excepcionais, criação de relatórios financeiros abrangentes e claros. Vasta experiência na abertura, alterações e baixas de empresas em órgãos públicos como JUCEMG, Receita Federal, Receita Estadual e Prefeituras Municipais, bem como em Administração Pública.
Secretaria Municipal de Saúde: Rodrigo Cunha
Administrador de Empresas formado pela Faculdade Alfredo Nasser (FAGV) em 2009, com sólida experiência em gestão e desenvolvimento de projetos. Sócio-fundador do Sistema de Ensino Genoma, Editora DNA e Genoma Online. Atuou como Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselheiro do Clube Filadélfia, com ampla participação em decisões estratégicas e atividades sociais.
Secretaria de Assistência Social: Ester Maria Matos
Solteira, advogada, filha do Pastor Tito Eler de Matos e da Missionária Albertina Carvalho Matos. Trabalhou no Areal Mônica como Gerente Geral. Foi gerente de vendas na J. Mendes Retífica de Motores, advogada no Escritório Matos & Castro Advocacia, advogada no SAAE, e Diretora Adjunta na Câmara Municipal de Governador Valadares.
Secretaria Municipal de Educação: Nair Freitas
Bacharel em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce, com especialização em Direito Administrativo e Gestão de Pessoas no Setor Público. Possui uma trajetória consolidada no serviço público estadual, atuando há 25 anos na Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares. É referência na promoção de soluções eficazes e inovadoras na gestão educacional.
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Robert Nogueira Júnior
Advogado com 35 anos, reconhecido por sua expertise em diversas áreas do Direito. É pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal; Pós-graduado em Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública; Pós-graduado em Direito Administrativo; Pós-graduado em Licitações e Contratos Administrativos.
Secretaria Municipal da Fazenda: Yanna de Oliveira Teixeira
Advogada com vasta experiência em Assessoria em Gestão Empresarial e Financeira Corporativa e Planejamento Financeiro Eleitoral. Possui MBA em Planejamento Patrimonial. É pós-graduanda em Direito Público e Gestão Governamental.
Secretaria Municipal de Administração: Wilson Gomes da Silva Júnior
Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, com carreira iniciada em 1983 e promoção ao posto máximo em 2010. Atuou como Subcomandante e Comandante do 1o BPM, responsável pela execução operacional da região central de Belo Horizonte. Exerceu importantes cargos no comando da Polícia Militar de Minas Gerais, entre eles Chefe de Planejamento Logístico e Tecnológico do Estado-Maior, entre 2004 a 2010, e Comandante da 6a Região da Polícia Militar de Minas Gerais, entre 2010 e 2012, compreendendo mais de 50 municípios. Atuou como Subsecretário do Governo do Estado de Minas Gerais, sendo Subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Secretaria de Estado de Defesa Social/ Secretaria de Estado de Administração Prisional/ Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Além disso, recebeu as mais altas condecorações militares.
Secretaria Municipal de Planejamento: Gustavo Veríssimo
Atuante no Direito Empresarial, Notarial e Registral, Planejamento Sucessório e Holding Familiar e Empresarial. Consultor Jurídico Estratégico de Incorporadores Imobiliários em âmbito nacional. Consultor Jurídico em Cartórios de Notas e Registro Civil. Atuante há mais de 20 anos no setor Imobiliário e Empresarial.
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Guilherme Moraes de Castro
Advogado, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico. Especialista em Direito da Mineração. Associado à União Brasileira da Advocacia Ambiental UBAA. Associado à Associação Brasileira de Direito de Energia e Meio Ambiente - ABDEM.
Ouvidoria: José Maria Coelho
Empresário com ampla experiência no setor industrial e comercial, no Brasil e nos Estados Unidos. Atuou, entre 2020 e 2024, como Assessor Legislativo na Câmara Municipal de Governador Valadares. Com um histórico profissional diversificado, alia visão empreendedora à expertise em gestão pública.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação: Samuel Sabbagh
Poliglota, graduado em Gemologia pelo GIA (Gemological Institute of America, EUA), empresário na indústria de lapidação e exportação de gemas brasileiras. Atualmente é Diretor Financeiro da BSB Indústria e Comércio e Vice-Presidente de Relações Internacionais do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), coordenando o projeto Precious Brazil em parceria com a ApexBrasil. Também é empreendedor no Pico da Ibituruna com o FEST PLACE e membro do Conselho Consultivo da Ibituruna, representando o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares.
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo: Walter de Albuquerque
Técnico em Metalurgia pela Escola Téc. Vital Brasil, Tecnólogo em Políticas Públicas pela Faculdade Realiza, com formação complementar em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Experiência consolidada em marketing, logística e vendas, com ênfase na comercialização de produtos para varejo, atacado e instituições. Atuou por quase 30 anos na Santher, onde foi Gerente Regional em MG e ES, liderando equipes, desenvolvendo estratégias comerciais e logísticas, e implantando redes de distribuidores em Minas Gerais e Espírito Santo.
Diretoria-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE: Pier Angeli Viana
Advogada, graduada em Direito pela FADIVALE, atuante em Direito do Trabalho e Direito do Consumidor. Graduada em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares. Pós-graduada em Direito Aplicado ao Agronegócio pela PUC Minas. Membro do Tribunal Regional de Ética e Disciplina da OAB. Membro da Comissão de Direito do Trabalho e Processo de Trabalho, na 43a subseção de Governador Valadares.
Secretaria de Comunicação e Mobilização Social: Nataly Maier
Jornalista pela Universidade Vale do Rio Doce, especialista em comunicação política, com MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), de Brasília. Atuou por mais de 6 anos como Assessora Parlamentar na Câmara dos Deputados. Possui experiência em coordenação de comunicação para mandatos e campanhas eleitorais, incluindo pleitos federais e municipais.
Secretaria Municipal de Defesa Social: a definir