A Associação Mineira de Municípios (AMM) comunica os finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025. A equipe técnica responsável por cada eixo do Prêmio entrará em contato com os responsáveis pelos 12 projetos selecionados, conforme previsto no edital, para o agendamento das visitas técnicas de validação das práticas inscritas.
O objetivo da premiação é demonstrar que é possível inovar na gestão pública municipal, transformando projetos de políticas públicas bem-sucedidas em ferramentas para uma gestão moderna, voltada para resultados concretos, que contribua para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“Receber o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é mais do que uma honra: é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, sempre com foco no cidadão e nas transformações que tornam a gestão pública mais moderna e eficaz”, destaca o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius.
As Comissões Julgadoras do Prêmio foram formadas por representantes técnicos da AMM, órgãos do Governo Estadual, instituições acadêmicas e/ou entidades parceiras, envolvendo profissionais atuantes na área de gestão pública municipal.
Os 12 municípios finalistas terão a oportunidade de apresentar as iniciativas durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, evento que reunirá gestores e especialistas para promover a troca de experiências e fortalecer a gestão pública municipal.
CONFIRA OS FINALISTAS DO PRÊMIO AMM 2025
GESTÃO DA EDUCAÇÃO
*Educa Móvel: Educação em Movimento, de São Sebastião do Paraíso: O projeto “Educa Móvel: Educação em Movimento” tem como objetivo proporcionar educação de qualidade acessível a todos os alunos de São Sebastião do Paraíso. Utilizando um ônibus adaptado para fins educativos, o projeto busca alcançar alunos em diferentes situações educacionais, promovendo igualdade de oportunidades e inclusão social.
*Projeto Vozes Literárias – Jovens Escritores Rio Piracicaba: Aprimorar nos estudantes das escolas municipais de Rio Piracicaba as habilidades de leitura, escrita e promover o desenvolvimento de competências essenciais da comunicação.
*Projeto Além dos muros da escola, de Ipatinga: O Projeto “Além dos Muros” de Ipatinga é uma iniciativa da Educação em Tempo Integral que transforma espaços públicos em extensões do ambiente escolar. O objetivo é ampliar o aprendizado para além da sala de aula, promovendo experiências educativas em praças e espaços comunitários, fortalecendo a interação entre alunos, escola e comunidade.
GESTÃO DO MEIO AMBIENTE
*Projeto Recicla aos montes, de Montes Claros: O projeto “Recicla aos Montes” tem como objetivo a implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis no Município de Montes Claros-MG, no intuito de redução do quantitativo de resíduos dispostos no aterro sanitário, e o fortalecimento dos catadores, buscando uma prática mais sustentável na gestão dos resíduos sólidos domiciliares.
*Projeto Sabão Ecológico, São Gonçalo do Rio Abaixo: O projeto consiste na produção de sabão ecológico pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para diminuir os impactos ambientais, com a reutilização de óleo usado, que deixa de ser descartado indevidamente na natureza.
*Projeto Viva Patos Patos de Minas: O Viva Patos é um programa da Prefeitura de Patos de Minas, lançado em 2021, que promove a adoção de equipamentos públicos, praças esportivas e áreas verdes por pessoas físicas, empresas e organizações da sociedade civil, visando a urbanização, conservação e manutenção desses espaços.
GESTÃO DO TURISMO
*Rotas Turísticas da Serra do Cipó, de Santana do Riacho: O projeto Rotas Turísticas da Serra do Cipó foi desenvolvido de acordo com o Plano de Turismo do Município da Santana do Riacho seguindo a Macroestratégia – Diversificação e integração de atrativos e produtos. A iniciativa nasceu da demanda turística de diversificar os produtos para além dos atrativos naturais.
*Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, de Uberaba: Reconhecido como o sexto “Geoparque Mundial da UNESCO”, o município de Uberaba é uma área geográfica com um patrimônio geológico de relevância internacional, integrado com a conservação ambiental, a educação e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. O território promove o uso responsável dos recursos naturais, incentiva o turismo sustentável e a conscientização sobre as ciências da Terra, além de integrar as populações locais em sua gestão.
*Concessão de uso do circuito turístico integrado de Poços de Caldas: A Concessão de Uso de Bens do Circuito Turístico Integrado de Poços de Caldas trata-se de um modelo de concessão inovador, que visa a criação de um circuito que integra quatro equipamentos turísticos da cidade, sendo Complexo Cristo Redentor (teleférico e a rampa de voo livre), Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Complexo Turístico Véu das Noivas. Esse projeto alia os interesses privados à manutenção e preservação de bens públicos e atrativos naturais, a fim de situar Poços de Caldas no cenário do turismo nacional, configurando-se como um bom exemplo a ser replicado em outros municípios e estados, como modelo de gestão sustentável, qualificada e profissionalizada.
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
*Comdesp – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Planejamento, de Curvelo: A Boa Prática de Gestão, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Planejamento (COMDESP) foi reestruturado para envolver diversos setores da sociedade e do governo, visando uma gestão democrática e eficiente. Com a implementação de vários programas, como o “Programa Simplifica” para desburocratizar processos administrativos, o “Programa Impulsiona” para incentivar empresas locais a serem fornecedoras do governo, e o “PRODESC” para impulsionar o crescimento econômico de grandes empreendimentos.
*Selo Empresa amiga da mulher Patos de Minas: O “Selo Empresa Amiga da Mulher” em Patos de Minas é uma iniciativa da prefeitura que incentiva empresas a promoverem a igualdade de gênero e combaterem a violência contra a mulher no ambiente de trabalho. Para obter a certificação, as organizações devem adotar práticas como treinamentos sobre a Lei Maria da Penha e ações que reduzam a dependência econômica das mulheres em relação a agressores. O selo reforça a responsabilidade social das empresas e contribui para um ambiente mais seguro e inclusivo.
*Venda mais para o município, de Prata: O Projeto Venda Mais para o Município tem como objetivo aumentar a participação de microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas locais nas licitações públicas de Prata. Por meio de ciclos de palestras, atendimento personalizado e divulgação de oportunidades por WhatsApp, o projeto capacita os empresários para participar das compras públicas, fortalecendo a economia local, gerando empregos e ampliando a arrecadação municipal. Como resultado, houve um aumento de 30% na participação de empresas locais nas licitações, beneficiando tanto os empreendedores quanto a comunidade.
A entrega da premiação será na tarde do dia 6 de maio, terça-feira, durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte.
Saiba mais no hotsite do Prêmio clicando no link a seguir: https://premio.amm-mg.org.br/