Brasil domina e garante seis pódios na estreia do judô nos Jogos Parapan

Toda a delegação é composta por atletas que recebem a Bolsa Pódio, categoria mais alta do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal
Todos os atletas são apoiados pela Bolsa Pódio do Ministério do Esporte. Foto: Divulgação
segunda-feira, 20 novembro, 2023

DA AGÊNCIA GOV

O mineiro Harlley Arruda finalmente pode saber como é ser um campeão parapan-americano. Aos 44 anos, o atleta conquistou a medalha de ouro na principal competição das Américas e fez parte do domínio brasileiro no primeiro dia das lutas de judô no Centro Esportivo, em Santiago, no Chile. Seis dos oito atletas brasileiros que entraram no tatame subiram no pódio: quatro conquistaram ouro, um ficou com a prata e outra com o bronze. Todos os atletas são apoiados pela Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.

No currículo, Harlley acumula medalhas de bronze nas três últimas edições dos Jogos Parapan-Americanos (2019, 2015 e 2011). Mas, na final disputada neste domingo (19), o atleta venceu o argentino Eduardo Gauto, na final da categoria até 73 kg, e o ouro, enfim, veio.

"Essa medalha representa tudo para mim: minha família, meus professores e meu mestre que está aqui. Quero agradecer ao Governo Federal pela força que tem dado com a Bolsa Atleta. Sem esses apoios, a gente não conseguiria chegar até aqui, nem mesmo em Paris", disse.

Harlley ficou cego após receber um tiro no rosto. Um amigo apontou uma espingarda na direção dele, e a arma disparou por acidente. "Eu tenho no meu rosto 26 pinos de chumbo que, graças a Deus, a bala não atingiu o meu cérebro. Dou glória a Deus por estar aqui hoje no lugar mais alto do pódio", comemorou.

Além de Harlley, Thiego Marques, de 24 anos, também conquistou o inédito título parapan-americano. Ele disputou a decisão da categoria até 60 kg contra o manauara Elielton Oliveira, que ficou com a prata.

A potiguar Rosicleide Andrade, de 26 anos, estreante nos Jogos Parapan, também assegurou para o Brasil a medalha de ouro na categoria até 48kg. "Felicidade é pouco para descrever tudo o que estou sentindo. A missão foi dada e a missão foi cumprida", comemorou Rosi. A atleta nasceu com seis meses, pesando 900 gramas, e teve retinopatia da prematuridade.

A experiente Lúcia Araújo, de 42 anos, também conquistou o lugar mais alto do pódio e assegurou seu bicampeonato. A atleta paulista foi campeã entre as lutadoras até 57 kg. A sexta medalha veio com a também paulista Giulia Pereira, que conquistou o bronze na categoria até 48kg.

Nesta segunda-feira (20), mais sete brasileiros entrarão em ação: Brenda Freitas (70kgJ1), Meg Emmerrich (70kg J2), Rebeca Silva (70 J2), Arthur Silva (90J1), Marcelo Casanova (90kg J2), Wilians Araújo (90kg J1) e Sérgio Fernandes (90kg J2).

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/brasil-domina-e-garante-seis-podios-na-estreia-do-judo-nos-jogos-parapan-americanos

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu