O Dia da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, foi um momento de reunir as colaboradoras da UNIVALE para discutir o empoderamento feminino e o impacto que a cobrança para atingir padrões de beleza causa na saúde mental de mulheres. Além das palestras, professoras e profissionais técnico-administrativas da universidade receberam brindes e cuidados estéticos.
Fotos: Divulgação Univale
A primeira palestra neste Dia da Mulher foi ministrada por Juliana Silva de Bortoli, responsável técnica pelo Serviço de Psicologia Aplicada da instituição e professora do curso de Psicologia. Ela falou às colaboradoras sobre autoestima, aceitação da imagem corporal, e sobre como a exigência de padrões de beleza afetam questões emocionais, psíquicas e comportamentais.
“A gente percebe que toda mulher tem uma questão com a autoestima relacionada a algum aspecto físico. Pode ser tamanho, pode ser sobrepeso. A cobrança às vezes vem do companheiro, ou da própria família. E o cuidado é muito individual e muito subjetivo”, afirmou a psicóloga. Em seguida, a professora Karine Lima, do curso de Estética e Cosmética, falou sobre como cada mulher deve praticar o autocuidado de acordo com as próprias necessidades, uma vez que cada uma tem noções individuais sobre o que representa qualidade de vida.
Presente ao momento de celebração do Dia da Mulher, a reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha considera que a promoção do cuidado e as reflexões sobre o cotidiano feminino também são formas de homenagear as mulheres.
“Hoje é o nosso dia. Dia das mulheres que inspiram, das mulheres que cuidam, das mulheres que amam, das mulheres que se dedicam e daquelas que cuidam dia e noite aqui na universidade. Nós cuidamos umas das outras e cuidamos de nossas famílias. Esse é um momento importante, um momento em que a gente dá uma pausa para cuidar do nosso dia, cuidar um pouco de nós mesmas”, declarou a reitora.
Ao final, o presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF, a mantenedora da UNIVALE), Rômulo César Leite Coelho, destacou a importância das mulheres para a instituição. “Nós somos uma entidade comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos. É muito importante que aqui tudo ocorra de forma correta, de forma justa, de forma honesta. E as mulheres contribuem de forma sobremaneira com esse pensamento”, salientou.
A celebração do Dia da Mulher na UNIVALE foi planejada pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da instituição. Assistente de Recrutamento e Seleção no DRH, Joyce dos Santos também falou sobre a importância de celebrar a data.
“Preparamos esse momento especial de comemorar o Dia da Mulher, juntamente com todas as colaboradoras, porque nosso objetivo é cuidar de cada mulher da nossa instituição. É um momento de celebrar a união de todas nós, o autocuidado, a beleza, a igualdade e a diversidade”, disse Joyce.