UFMG e Assembleia analisam diagnóstico da educação básica

Audiências públicas e seminário internacional abordam resultados de pesquisa sobre as condições de ensino no Brasil e na América Latina
Objetivo do evento é mostrar resultados de pesquisa sobre as condições de ensino no Brasil e América Latina - Arquivo ALMG Foto: Clarissa Barçante/ALMG
sexta-feira, 22 março, 2024

A condição de ensino e a situação das professoras e professores da educação básica na América Latina, Brasil e Minas Gerais serão tema do Seminário Internacional de Educação que acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda e terça-feira (25 e 26 /3/24). O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Profissão Docente (Prodoc) da UFMG e pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.

Nos dois dias, os debates serão mediados pelas deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Macaé Evaristo (PT). Ambas são respectivamente presidenta e vice da Comissão de Educação e, também, autoras dos requerimentos para realização dos eventos.

Acompanhe as reuniões ao vivo e participe dos debates

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 9 horas do dia 25 de março, por meio do QR Code ao final da programação completa do evento.

Para a deputada Macaé Evaristo, a importância do Seminário Internacional de Educação está em oferecer uma perspectiva mais ampla de análise do trabalho docente na rede estadual de educação de Minas Gerais.

Macaé Evaristo
Dep. Macaé Evaristo

Na segunda-feira (25/3/24), acontecem duas audiências públicas da Comissão de Educação, ambas no Auditório José Alencar, da ALMG. Às 9h30 será a mesa de abertura sobre o tema “A condição docente de professoras e professores da educação básica". Às 10 horas, o professor Emílio Fanfani, da Universidad de Buenos Aires (Argentina), fará uma conferência sobre o tema no âmbito da América Latina.

Ainda na segunda-feira, a partir das 14 horas, haverá uma segunda audiência pública para apresentação e discussão de resultados finais da pesquisa coletiva do Prodoc sobre a condição docente de professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. A pesquisa foi coordenada pelo professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Faculdade de Educação da UFMG e também coordenador do Prodoc.

Em seguida, uma mesa redonda debaterá os subtemas: carreira e remuneração, ensino médio, tecnologias e educação e vínculos de trabalho.

Os debates continuam na terça-feira (26/03/24), desta vez no Auditório da Escola do Legislativo da ALMG. Pela manhã, a partir das 9 horas, serão debatidas questões como formação inicial, formação continuada e práticas pedagógicas.

A partir das 14 horas, os assuntos tratados serão alfabetização e letramento, educação matemática e ensino de história. O evento será encerrado com pronunciamentos dos professores Júlio Emílio Diniz-Pereira e Emílio Fanfani.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu