Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Salários abaixo do mínimo para auxiliares de serviços de educação motivam reunião

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia promove encontro nesta sexta-feira (21).
Reunião tem como objetivo debater a situação de auxiliares de serviços de educação básica (ASBs) – Arquivo ALMG Foto: Willian Dias ALMG
quinta-feira, 20 março, 2025

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública para debater a situação dos auxiliares de serviços de educação básica (ASBs) da rede pública estadual.

Eles estão recebendo salário inferior ao valor do salário mínimo nacional vigente.

A reunião acontece a pedido da deputada Beatriz Cerqueira (PT), a partir das 10 horas desta sexta-feira (21/3/25), no Auditório do andar SE.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

A deputada pretende discutir os impactos na vida funcional desses servidores, cuja carreira foi instituída pela Lei 15.293, de 2004.

Conforme a norma, eles são responsáveis, entre outros trabalhos, pelas atividades de zeladoria, limpeza, preparo de alimentos, pequenos reparos de marcenaria, serviços simples de jardinagem e protocolização de documentos. ASBs também podem dirigir veículos e manter máquinas em condição de conservação e funcionamento. 

Para a audiência, titulares das secretarias estaduais de Planejamento e Gestão, Educação e Governo, Sílvia Caroline Dias, Igor Rojas e Marcelo Aro, respectivamente, foram convidados para prestar esclarecimentos. A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Denise Romano, confirmou presença.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu