Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Proteção aos municípios nos desastres naturais pauta audiência

Durante o debate será lançada frente parlamentar em defesa do Programa Minas Mais Resiliente e Sustentável.
Comissão quer fortalecer o diálogo para ampliar a capacidade de resposta do Estado e dos municípios nos eventos climáticos - Arquivo ALMG Foto: Guilherme Bergamini ALMG
quarta-feira, 19 março, 2025

As políticas de proteção e resiliência dos municípios mineiros diante de desastres naturais serão tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Na ocasião, será lançada a Frente Parlamentar de Apoio ao Gabinete Militar do Governador (GMG) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) e ao Programa Minas Mais Resiliente e Sustentável.

A audiência será nesta quinta-feira (20/3/25), às 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). São aguardados representantes do Executivo, das forças de segurança, de prefeituras e da indústria, comércio e serviço, entre outros.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

O autor do requerimento, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), argumenta que a discussão é fundamental para fortalecer a capacidade de resposta do Estado e das administrações municipais diante de eventos adversos.

Segundo ele, o GMG e a Cedec-MG desempenham um papel essencial na prevenção, mitigação e recuperação de desastres, apoiando os municípios na gestão de crises que impactam diretamente a população.

“Com o crescimento da vulnerabilidade climática e a recorrência de eventos extremos, é essencial aprimorar os mecanismos de atuação da defesa civil, promovendo a integração entre Estado e municípios.”

Antonio Carlos Arantes
Dep. Antonio Carlos Arantes

O deputado salienta que a ampliação da cultura de resiliência, a estruturação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil e o fortalecimento das ações preventivas são estratégias fundamentais para reduzir riscos e minimizar danos.

O objetivo da audiência, segundo ele, é promover o diálogo, aprimorar as políticas de defesa civil e favorecer o alinhamento das ações às necessidades locais. “Dessa forma, busca-se garantir uma atuação mais eficiente e coordenada, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população mineira”, conclui.

Com Informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu