A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (21/8/24), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 1.413/23, da deputada Maria Clara Marra (PSDB).
O relator da proposição, deputado Zé Laviola (Novo), opinou pela aprovação em 1º turno na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A proposta prevê a obrigatoriedade de exibição, nos canais públicos de televisão do Estado, de conteúdos sobre crianças com transtorno do espectro autista, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e outras deficiências que necessitem de atenção especializada.
Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião
Na justificação que acompanha o PL 1.413/23, a deputada Maria Clara Marra salienta que o objetivo principal é a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, por meio da televisão, meio de comunicação de grande alcance e influência.
Essa medida é fundamental, segundo ela, “para combater estereótipos, além de incentivar a participação ativa dessas pessoas na produção de conteúdo”.
Conforme a parlamentar, “colocar conteúdos inclusivos poderá ajudar a conscientizar a sociedade sobre o compromisso cívico com essas pessoas, além de contribuir para a naturalização dos quadros apresentados”.
A proposição vai agora às Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, antes de ser discutida e votada em Plenário.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais