Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Projetos que beneficiam pessoas com deficiência passam pelo Plenário

Matérias tratam da inclusão no mercado de trabalho, da emissão gratuita de identidade diferenciada e da vacinação domiciliar.
Deputados votaram projetos na Reunião Ordinária desta quarta (30). Foto: Alexandre Netto/ALMG
quarta-feira, 30 outubro, 2024

Três proposições que beneficiam pessoas com deficiência foram aprovadas em 2º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Ordinária nesta quarta-feira (30/10/24).

Após a aprovação da redação final, elas podem seguir para a sanção do governador.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

Projeto de Lei (PL) 1.239/23, do deputado Grego da Fundação (PMN), estabelece uma política pública de trabalho com apoio para pessoas com deficiência, com o objetivo de contribuir para o acesso e a inclusão desse público no mercado de trabalho formal.

A proposição foi aprovada na forma do substitutivo nº 1 ao vencido em 1º turno, apresentado pela Comissão da Pessoa com Deficiência. Isso significa que o texto da comissão trouxe inovações em relação àquele aprovado anteriormente pelo Plenário.

O projeto define o trabalho com apoio como uma metodologia de colocação competitiva da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Ela deve abranger um conjunto de ações de orientação, treinamento e acompanhamento personalizado, realizadas por profissionais com formação e experiência compatíveis, para garantir condições de acesso e permanência da pessoa com deficiência no trabalho.

Entre as diretrizes dessa política pública, está o incentivo ao desenvolvimento de planos de trabalho personalizados, que considerem os interesses, as necessidades e o contexto social de vida da pessoa com deficiência, para assegurar condições favoráveis de trabalho, em ambiente acessível e inclusivo e em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Para a concretização das ações inclusivas, o Estado poderá estabelecer parcerias com instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e entidades representativas de segmentos empresariais, da indústria e do comércio.

PL trata de documento e de ações de orientação

Já o PL 1.266/23 prevê a inclusão de um objetivo, o da promoção da cidadania, na Lei 13.799, de 2000, que traz a Política Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A inclusão visa garantir a emissão gratuita da carteira de identidade diferenciada para pessoa com deficiência que não pode arcar com os custos do documento.

De autoria do deputado Eduardo Azeredo (PSC), a proposição foi aprovada na forma do substitutivo nº 1 ao vencido no 1º turno, apresentado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Além de garantir a emissão do documento, o texto prevê a possibilidade da realização de ações de orientação e divulgação de informações sobre o acesso a programas e benefícios sociais.

Também foi aprovado o PL 1.378/23, da deputada Maria Clara Marra (PSDB), que facilita o direito à vacinação para as pessoas com deficiência. O Plenário acatou o mesmo texto aprovado em 1º turno.

Ele acrescenta uma diretriz à Política Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a fim de facilitar o acesso aos serviços de imunização, inclusive por meio da vacinação domiciliar, quando necessário.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu