Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Projeto sobre banco de próteses pronto para virar lei

Proposição para beneficiar pessoas com deficiência física que esperam esses dispositivos do SUS foi aprovada pelo Plenário nesta quarta (19)
O banco de próteses poderá receber doações de órteses e próteses novas ou usadas. Foto: Divulgação
quarta-feira, 19 fevereiro, 2025

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (19/2/25), na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 1.187/19, que autoriza a criação de um banco estadual de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para atendimento a pessoas com deficiência física.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

A proposição, do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), passou em 2° turno na forma como havia sido aprovada em 1º turno, com alterações (vencido), seguindo o entendimento da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em sua análise em 2º turno.

Com isso, tão logo receba parecer de redação final, o PL 1.187/19 já poderá seguir para sanção do governador para ser transformado em lei.

Na forma aprovada em Plenário, o banco de próteses poderá receber doações de órteses e próteses novas ou usadas que atendam às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mas o fornecimento desses dispositivos deverá observar os fluxos assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) e as normas do Ministério da Saúde.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu