Projeto que prevê acionamento da polícia por aplicativo está pronto para Plenário

Comissão aprovou parecer favorável à matéria e ressaltou que novidade poderá significar maior agilidade aos atendimentos
O relator, deputado Sargento Rodrigues, acrescentou em substitutivo a necessidade de se garantir aos policiais equipamentos com acesso a internet. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG
terça-feira, 2 abril, 2024

Projeto de Lei (PL) 800/23, que visa garantir uso de meios tecnológicos para a população acionar os serviços de segurança pública, recebeu parecer favorável da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na reunião desta terça-feira (2/4/24), o relator, deputado Sargento Rodrigues (PL), opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº 1. Com isso, a matéria está pronta para ser votada em Plenário, em 1º turno.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

De autoria do deputado Grego da Fundação (PMN), o texto insere na Lei 21.733, de 2015, que trata de diretrizes e objetivos da política estadual de segurança pública, um novo objetivo, o de aperfeiçoar o acionamento das forças de segurança por meio de canais digitais. 

O autor do projeto lembra que o acionamento da polícia em Minas se dá exclusivamente por ligação telefônica, enquanto em alguns outros estados já estaria disponível um canal digital para casos de emergência, em complemento ao telefone gratuito 190: o aplicativo APP 190. 

O parecer da Comissão de Segurança Pública, por sua vez, elencou as vantagens desse tipo de acionamento, como agilidade para chamar as forças policiais e a possibilidade de se agregar dados para planejamento de ações de segurança a partir, por exemplo, do mapeamento de áreas e horários com mais ocorrências. 

No substitutivo apresentado, foram acrescentadas medidas a serem adotadas para atuação das forças de segurança pública, como disponibilização para os servidores de equipamento conectado à internet e com acesso a aplicativo de mensagens para comunicação institucional entre servidores civis e militares ou reembolso pelo uso de equipamento pessoal.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu