Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Projeto para coibir assédio moral no serviço público é aprovado em 2º turno

Se for sancionada pelo governador, proposição dará origem à Lei Rafaela Drummond, para homenagear policial civil que morreu em 2023.
A proposição foi aprovada na forma do vencido, ou seja, sem novas alterações em relação ao texto votado em Plenário no 1º turno. Foto: Henrique Chendes/ALMG
quarta-feira, 11 dezembro, 2024

Projeto de Lei Complementar (PLC) 26/23, que tem o objetivo de coibir o assédio moral no serviço público estadual, foi aprovado em 2º turno pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante a Reunião Ordinária de Plenário realizada nesta quarta-feira (11/12/24).

A proposição foi aprovada na forma do vencido, ou seja, sem novas alterações em relação ao texto votado em Plenário no 1º turno.

Se for sancionada pelo governador Romeu Zema, a proposição dará origem à Lei Rafaela Drummond, para homenagear a policial civil que cometeu suicídio em junho de 2023, depois de sofrer assédio moral.

De autoria do deputado Professor Cleiton (PV), o PLC 26/23 altera o Estatuto do Servidor Público Estadual, para assegurar punição ao assédio moral no ambiente de trabalho. Na justificativa, o parlamentar lembra os crescentes casos de doenças, afastamentos e suicídios.

Em sua redação original, o PLC 26/23 deixa claro que configura assédio moral a conduta repetitiva do agente público que tenha por objetivo atingir a autoestima ou a estabilidade emocional de servidores e empregados públicos.

Na forma em que foi aprovado, o projeto altera o Estatuto do Servidor para incluir entre as condutas vedadas a prática do assédio moral. Além disso, conforme essa redação, poderá ser aplicada pena de demissão ao servidor que praticar atos que configurem assédio moral.

Familiares de Rafaela Drummond acompanharam a votação no Plenário. O deputado Professor Cleiton disse que a mudança no Estatuto do Servidor é importante por se tratar de uma norma da década de 1950. 

"Nenhuma lei vai fazer com que Rafaela volte. Mas o nome dela não será esquecido. Agora teremos uma lei para que nunca mais tenhamos assediadores no serviço público."

Professor Cleiton
Dep. Professor Cleiton

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu