O ‘Mulheres Rurais da Montanha’, ação que faz parte do projeto Nascentes Criativas, tem se destacado na cidade de Itamonte, no interior de Minas Gerais.
O projeto oferece oficinas gratuitas e abertas ao público, que ensinam tecelagem com lã de ovelhas, com o objetivo de impulsionar a geração de trabalho e renda local, promovendo a autonomia de mulheres do bairro rural do Campo Redondo e outros bairros adjacentes da cidade.
Qualquer pessoa interessada em se juntar à cooperativa, pode se apresentar. O espaço funciona às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h, no Centro do Campo Redondo, no espaço Faísca.
Para os interessados, ainda dá tempo de participar: as atividades serão realizadas nesses dias, até o dia 30 de junho.
A partir de julho, o grupo continuará se encontrando algumas vezes por semana no local, até o final do mês de outubro.
A lã de ovelha é um material tradicional e de referência cultural do patrimônio imaterial de Itamonte.
Foto: Divulgação
As oficinas oferecidas pelo ‘Mulheres Rurais da Montanha’ abordam a história do artesanato em lã e o trabalho diretamente com a matéria-prima desde o seu preparo, passando por processos da classificação, lavagem, secagem, cardagem, tingimento com pigmentos naturais e sustentáveis, à confecção de peças artesanais diversas.
As atividades também focam em informações sobre a comercialização dos produtos, para que o aprendizado se transforme em alternativa de geração de renda para a família.
Foto: Divulgação
Como forma de estímulo e incentivo, são concedidas bolsas de pesquisa e criação para que as mulheres da região possam realizar o percurso formativo.
“O objetivo do projeto é fazer o resgate da tradição de tecelagem da lã na região e também promover a geração de renda complementar, que possa fortalecer a autoestima das mulheres. Aqui, elas podem descobrir e desenvolver seus próprios talentos e dons artísticos que nem elas conheciam e sabiam que carregam em si. Para minha surpresa, o resultado tem ido muito além do que eu poderia imaginar. Tem surgido de fato obras de arte de grande qualidade, tenho levado para São Paulo e Rio de Janeiro, para pessoas que entendem de arte, e a resposta tem sido muito positiva. Estou muito feliz em poder fazer parte disso, de poder despertar esse empoderamento econômico e sobretudo da construção da subjetividade, de todas essas mulheres poderem se encontrar e enxergar o seu valor”, conta Lívia Barroso de Moura, Coordenadora do projeto Cooperativa da Lã Mulheres Rurais da Montanha.
O projeto Nascentes Criativas é uma realização do Centro Comunitário Rural do Campo Redondo e Ministério da Cultura, com patrocínio da Valgroup por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio das Prefeituras de Itamonte, de Passa Quatro e do Ponto de Cultura VAV. Mais informações sobre o podem ser acessadas em https://www.instagram.com/nascentescriativas ou no site https://camporedondo.org/.