O Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf-MG) será tema de audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (10/7/24).
O debate sobre os avanços e desafios da iniciativa será feito pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria, às 14h30, no Plenarinho IV.
Assista ao vivo e participe do debate
Criado por meio do Decreto 47.999, de 2020, do Executivo estadual, o Cooperaf busca fortalecer o cooperativismo entre os pequenos produtores rurais e agroindústrias familiares.
O deputado Antonio Carlos Arantes (PL), autor do requerimento para a audiência, argumenta que a iniciativa é essencial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor agrícola no Estado.
O requerimento cita benefícios dessa organização dos agricultores em cooperativas, entre os quais o aumento da competitividade, a aquisição de insumos a custos reduzidos e o acesso a mercados, tecnologias e financiamentos. “Isso resulta em uma maior estabilidade econômica e financeira para as famílias rurais”, aponta o texto.
O desenvolvimento social das comunidades rurais, a participação ativa dos produtores nas decisões e a sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica são outras vantagens apontadas por Antonio Carlos Arantes ao justificar a audiência.
"Por meio da capacitação, assistência técnica e parcerias estratégicas, o Cooperaf-MG está transformando a realidade dos pequenos produtores e contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável para o Estado".
![Programa de cooperativismo para agricultura familiar pauta audiência 1 Antonio Carlos Arantes](https://www.almg.gov.br/export/sites/portal/a-assembleia/deputados/fotos/7327.jpg_1098812190.jpg)
Ainda segundo o deputado, o Cooperaf tem mostrado resultados positivos, com a formação de inúmeras cooperativas em todo o Estado e a melhoria significativa das condições de vida e trabalho dos agricultores familiares, consolidando-se como uma política pública eficaz.
Foram convidados para a audiência secretários de Estado e representantes da Emater, Epamig, Sebrae, Fetaemg e organização das cooperativas de Minas Gerais.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais