Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Presidente da ALMG participa da Semana do Ministério Público

O evento integra atividades que celebram a publicação da primeira lei orgânica do órgão.
Presidente da ALMG participa de evento do Ministério Público que celebra a criação do órgão e da Constituição Federal de 1988. Foto: Henrique Chendes/ALMG
terça-feira, 10 setembro, 2024

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), participou, nesta segunda-feira (9/9/24), da solenidade de abertura da “Semana do Ministério Público 2024 - Rumo aos 40 anos da Constituição Federal”. 

image 43

Foto: Henrique Chendes/ALMG

O evento integra as atividades de comemoração da publicação da Lei 616, de 1950, primeira lei orgânica do órgão.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, abriu a Semana do Ministério Público, tecendo um panorama histórico sobre a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Ele lembrou que o texto constitucional reinaugurou, no Brasil, um novo período democrático e que segue, ainda hoje, como norte para as instituições do país.

Jarbas destacou a atuação do Ministério Público do Estado na consolidação da ordem jurídica e dos interesses coletivos, sem os quais o projeto democrático não teria avançado. Para ele, é momento de revisitar a jornada institucional e implementar espaços que aproximem o MP da população.

image 45
image 42

Fotos: Henrique Chendes/ALMG

Neste sentido, o procurador ressaltou a criação do Centro Estadual de Apoio às Vítimas “Casa de Lilian”, que busca fazer o atendimento humanizado das vítimas diretas e indiretas de crimes dolosos contra a vida, violência sexual e crimes de ódio e racismo.

Jarbas acrescentou ainda que essa instância de acolhimento a grupos vulneráveis, com abrangência em todo o Estado, recebeu o nome da servidora do Ministério Público mineiro, Lilian Hermógenes da Silva, assassinada em 23 de agosto de 2016 a mando do ex-marido.

Parceria – O procurador prestou também homenagens ao Governo do Estado. Inaugurou a placa que traz um agradecimento ao Executivo pelos esforços de dotar o órgão de recursos e instrumentos legais em favor da população de Minas.

Segundo ele, o MP não é, em geral, forçado a entrar em litígio uma vez que as recomendações da instituição são prontamente acatadas pelo Governo do Estado.

Reconheceu que, embora o período tenha sido de dificuldades em relação às contas públicas, o orçamento do órgão cresceu.

O vice-governador, Mateus Simões, recebeu das mãos do procurador, uma placa. A insígnia também diz respeito ao reconhecimento do que ele considerou uma parceria exitosa. 

image 44

Foto: Henrique Chendes/ALMG

Após o encerramento do evento, os presentes foram convidados a assistir à apresentação da Vesperata de Diamantina, no Palácio da liberdade, em Belo Horizonte.

É a primeira vez que o grupo se apresenta fora da cidade de origem, para celebrar os 122 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu