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Plenário vota projeto sobre estágio voluntário nas escolas

No lugar de criar programa, texto aprovado muda lei para incentivar articulação de universidades a favor de estágio supervisionado em psicologia e serviço social na rede estadual.
Nayara Rocha (deputada estadual PP/MG) é autora de um dos projetos votados pelo Plenário nesta quarta (12). Foto: Luiz Santana ALMG
quarta-feira, 12 março, 2025

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (12/03/25), em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 612/23, da deputada Nayara Rocha (PP), que originalmente autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Orientação Psicológica Voluntária nas Escolas Públicas do Estado de Minas Gerais. 

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

Para a autora do projeto, o programa pretendido pode auxiliar na redução dos casos de violência escolar e contribuir para a formação acadêmica e social de universitários do último período da área de psicologia, por meio da prática do estágio voluntário e supervisionado.

Já o texto aprovado segue a forma sugerida pela Comissão de Administração Pública (substitutivo n° 3), que altera os artigos 3º e 4º da Lei 16.683, de 2007, a qual dispõe sobre o desenvolvimento das ações de psicologia e de serviço social na rede estadual de ensino.

No artigo 3º, é incluída, entre as ações previstas na norma, "a articulação com instituições de ensino superior para cooperação em programas de pesquisa, de extensão e de estágio supervisionado nas áreas de psicologia e serviço social". O estágio supervisonado é aquele em que o estudante é orientado por um profissional já formado.

O artigo 4° passa a dizer que "as ações de psicologia e de serviço social tratadas na lei serão exercidas por profissional legalmente habilitado, mas garantindo-se sua progressiva oferta em todas as escolas da rede estadual de ensino". A inovação está na oferta crescente. 

Substitutivos apresentados em pareceres de comissões anteriores, assim como o referendado pelo Plenário nesta quarta (12), consideraram a relevância do trabalho prestado pelos citados profissionais no ambiente escolar. 

Contudo, foi ponderado, de forma geral, que a partir de 2022 a rede estadual passou a contar com a atuação de psicólogos e assistentes sociais e que a adoção das ações de psicologia e assistência social na rede estadual de ensino é parte das competências da Secretaria de Estado de Educação.

Aprovado incentivo à leitura de poesias nas escolas

O Plenário também aprovou, este de forma definitiva (2° turno), o PL 1.701/23, do deputado Professor Wendel Mesquita (SD), que institui ações de incentivo à leitura de poesias nas escolas.

Foi mantido o conteúdo aprovado no 1º turno (vencido, com mudanças na tramitação), prevendo ações para ampliar a leitura e o acesso da comunidade escolar ao patrimônio literário em suas manifestações orais e escritas, como:

  • o desenvolvimento, em salas de aula, bibliotecas e espaços de leitura, de encontros que promovam o acesso dos estudantes à leitura de poesia
  • o estímulo à realização de eventos, recitais e saraus, como forma de aproximar a poesia dos estudantes
  • o incentivo à criação, pelos estudantes, de clubes de leitura para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento da habilidade de leitura de poemas
  • o estímulo à ampliação do acervo das bibliotecas escolares e à criação de espaços de leitura nas escolas.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

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