Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Plenário cancela redução do abono de férias de militar da reserva 

Na reunião desta quarta (11), também foi aprovado projeto sobre contratação de serviços pela Assembleia.
Sargento Rodrigues é o autor do Projeto de Resolução que iguala direito do militar da reserva ao da ativa. Foto: Alexandre Netto/ALMG
quarta-feira, 11 dezembro, 2024

Foi aprovado em 2º turno o Projeto de Resolução (PRE) 26/23, o qual garante que o cálculo das férias e do respectivo abono dos policiais militares da reserva, reconduzidos ao serviço, seja feito sobre a totalidade dos proventos, igualando o cálculo aos militares da ativa.

De autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL), a proposição, que recebeu aprovação no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), susta os efeitos do artigo 5º da Resolução 5.295, de 2023.

Essa norma alterou outra resolução, a 4.421, de 2015, que define os procedimentos para a designação e recondução de militares da reserva remunerada para o serviço.

O projeto foi aprovado na forma do vencido (texto com alterações) em 1º turno. Assim, a iniciativa vai alterar diretamente o artigo 7º da Resolução 4.421, sustando os efeitos da expressão “calculados sobre pró-labore”.

De acordo com a Resolução 5.295, no retorno à atividade, o militar da reserva receberá gratificação de um terço do valor dos proventos da inatividade, o pró-labore.

O artigo 5º da resolução cujos efeitos se pretende sustar prevê que o abono de férias a ser pago a esses militares não incidirá sobre a remuneração total do militar, como era antes, mas apenas sobre o pró-labore.

Efetivo do Corpo de Bombeiros

Também na reunião, foi aprovado em 2º turno o PL 2.995/24, do governador Romeu Zema (Novo), cujo objetivo é readequar a distribuição dos cargos dos quadros efetivos do Corpo de Bombeiros Militares, sem alterar o atual quantitativo de 7.999 servidores.

O projeto estabelece apenas o remanejamento dos cargos correspondentes às carreiras dos quadros de pessoal da corporação: redução do número total de alguns cargos de oficiais complementares e de praças e aumento de outros do quadro de oficiais da saúde e de praças especialistas.

Por fim, foi aprovado em 2º turno, em sua forma original, o PRE 60/24, da Mesa, que estabelece diretrizes para a contratação de serviços objetos de execução indireta pela Assembleia Legislativa.

E ainda aprovada a Indicação 21/23, do governador, do nome de Renata Ferreira Leles Dias para o cargo de presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu