A duplicação da BR-381/MG, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será concluída pela empresa 4UM FIP Infraestrutura de Responsabilidade Limitada, que garantiu a concessão no leilão feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, na última quinta-feira (29).
O leilão aconteceu em São Paulo, com a presença do Ministro de Transportes, Renan Filho, e do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A BR-381 tem um papel fundamental no fluxo logístico e econômico da região Leste e para todo o estado de Minas Gerais.
Com a concessão, serão feitas melhorias, como conclusão de 27,83 km de duplicação de obras remanescentes e mais 106,44 km de duplicação de novos trechos, a implantação de quase 83 km de faixas adicionais, 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna e uma rampa de escape.
A conquista da concessão tem participação direta do trabalho do Léo Monteiro, em Brasília como deputado federal, que desde 2007 dedica-se à viabilização desse projeto junto ao Ministério dos Transportes, à Presidência da República e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
No ano passado, o governo federal conseguiu estruturar um modelo de concessão atraente para os investidores, permitindo que o processo pudesse avançar.
O projeto de concessão tem prazo de 30 anos e estima-se a geração de cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos.
O investimento é calculado em R$ 5,5 bilhões, além dos custos operacionais, previstos para R$ 3,7 bilhões.
Com a conclusão da duplicação, a BR-381 se tornará uma rodovia mais moderna e segura, tornando a região Leste de Minas Gerais atrativa para novos investimentos.
A melhoria na infraestrutura não apenas beneficiará a competitividade das indústrias locais, mas também atrairá novas empresas para a região.