Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Nova BR-381: duplicação da rodovia dará novo impulso para o desenvolvimento de Minas Gerais

Em leilão na última quinta-feira, trecho da BR-381 que liga GV a BH foi concedido à empresa privada, que continuará as obras de duplicação
Léo Monteiro diz que sempre atuou pela duplicação. Nesta foto ele está ao lado do ministro Alexandre Silveira, no perímetro urbano da BR-381 em Timóteo. Divulgação LM
domingo, 1 setembro, 2024

A duplicação da BR-381/MG, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será concluída pela empresa 4UM FIP Infraestrutura de Responsabilidade Limitada, que garantiu a concessão no leilão feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, na última quinta-feira (29).

O leilão aconteceu em São Paulo, com a presença do Ministro de Transportes, Renan Filho, e do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A BR-381 tem um papel fundamental no fluxo logístico e econômico da região Leste e para todo o estado de Minas Gerais.

Com a concessão, serão feitas melhorias, como conclusão de 27,83 km de duplicação de obras remanescentes e mais 106,44 km de duplicação de novos trechos, a implantação de quase 83 km de faixas adicionais, 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna e uma rampa de escape.

A conquista da concessão tem participação direta do trabalho do Léo Monteiro, em Brasília como deputado federal, que desde 2007 dedica-se à viabilização desse projeto junto ao Ministério dos Transportes, à Presidência da República e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

No ano passado, o governo federal conseguiu estruturar um modelo de concessão atraente para os investidores, permitindo que o processo pudesse avançar.

O projeto de concessão tem prazo de 30 anos e estima-se a geração de cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos.

O investimento é calculado em R$ 5,5 bilhões, além dos custos operacionais, previstos para  R$ 3,7 bilhões.

Com a conclusão da duplicação, a BR-381 se tornará uma rodovia mais moderna e segura, tornando a região Leste de Minas Gerais atrativa para novos investimentos.

A melhoria na infraestrutura não apenas beneficiará a competitividade das indústrias locais, mas também atrairá novas empresas para a região.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu