DA AGÊNCIA MINAS
O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), está investindo R$ 336 milhões em obras de infraestrutura rodoviária na Zona da Mata.
Os recursos são destinados à recuperação e pavimentação de 430 quilômetros de rodovias, inseridas no conjunto do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década.
Os serviços executados nas estradas mineiras têm proporcionado mais segurança, conforto e mobilidade para a população, que já percebe as mudanças provocadas pelo volume de investimentos.
É o caso de Paulo Carvalho, que conhece bem a Zona da Mata, principalmente as rodovias da região na área de influência de Ponte Nova, onde mora.
Engajado em trabalhos sociais há mais de 40 anos, Paulinho, como é conhecido, também, é voluntário nas ações de defesa civil. Em função da sua atuação dinâmica, ele está sempre em trânsito e percebe os efeitos do trabalho de recuperação funcional das rodovias por onde trafega.
“Eu rodo muito por aqui e tenho notado uma melhoria constante das rodovias na região. Na MGC-482, por exemplo, que liga Viçosa a Porto Firme, onde tenho propriedade e familiares, trânsito com muita frequência. Neste trecho, a recuperação do pavimento e a sinalização ficaram muito boas e favoreceram, principalmente, o produtor rural que utiliza a rodovia para escoar a sua produção. Além disso, a MGC-482 é uma rota importante para Belo Horizonte. A população agradece muito ao DER-MG e ao Governo de Minas pelas intervenções", ressalta.

Outra rodovia que ele destaca é a MGC-120, entre Ponte Nova e Dom Silvério, segmento que percorre diariamente para levar a esposa ao trabalho em Santa Cruz do Escalvado.
“Antes tinha muito buraco e dificuldade para transitar, principalmente no período de chuvas. Eu tenho percebido uma melhora muito importante e constante”, acrescenta.
Realidade similar é percebida em outra ponta da Zona da Mata por Raquel Dias Pasmo, comerciante que atua às margens da MG-111, perto de Manhumirim. Segundo ela, as intervenções na região proporcionaram ganhos significativos.
“Houve melhorias no movimento do comércio, tanto para fornecedores quanto para clientes. Outro fator positivo é a diminuição dos acidentes por causa da situação em que se encontrava a rodovia. Com o recapeamento, muitos acidentes deixaram de acontecer”, destaca.
A percepção de uma nova realidade é notada pelo produtor rural e comerciante de Lajinha, Walter Nunes. “Trânsito por essas estradas todos os dias porque tenho propriedade rural em Durandé e comércio em Lajinha. O Provias é uma ação importante para melhorar a qualidade de vida da população”, afirma.
O agricultor ressalta, ainda, que os benefícios da revitalização do pavimento dos trechos rodoviários vão muito além do aspecto econômico. “Vai dar mais segurança e conforto para quem precisa ir a consultas médicas em Manhuaçu e Muriaé”, exemplifica.
Além do Provias, são realizadas dezenas de obras de manutenção e conservação tanto na rede pavimentada quanto na não pavimentada, que inclui recuperação de pontes e aterros, revitalização de sinalização, podas, capinas, entre outras.
Obras na região de Juiz de Fora
Por meio da Unidade Regional do DER-MG de Juiz de Fora, o Governo de Minas está realizando uma série de obras de manutenção e conservação da infraestrutura em diversas rodovias estaduais pavimentadas e não pavimentadas.
Passaram por manutenção a MG-126, entre Mar de Espanha e o distrito de Sapucaia, com serviços de patrolamento, encascalhamento e roçada em 26 quilômetros.
Além disso, a AMG-3070 (entre a BR-040 e Santana do Deserto) e a MG-353 (entre Juiz de Fora e Rio Preto), receberam serviços de limpeza de dispositivos de drenagem, desobstrução de bueiros, e tapa-buracos.
As ações na AMG-3070 foram preventivas e têm o objetivo de evitar que novas chuvas estraguem o pavimento e comprometam a circulação na via. A medida foi necessária por conta do histórico recente de invasão das águas das chuvas na pista.
Já as intervenções na LMG-815 e MG-457 são na segurança viária, com a revitalização da pintura das faixas de bordo e central da pista. No total, 60 quilômetros estão recebendo nova sinalização horizontal, além dos serviços rotineiros de limpeza e roçadas.
Atualmente, as equipes do DER-MG se dividem em executar a recuperação de aterro em dois pontos da MG-457, nos kms 39 e 30, em Santa Rita de Jacutinga. O mesmo tipo de serviço é executado no km 23 da MG-454, em Leopoldina. As pontes também têm recebido atenção na região.
Em Belmiro Braga, os serviços são realizados na AMG-3055 e na LMG-870, próximo à Santa Bárbara do Monte Verde.
O DER-MG de Juiz de Fora também realiza a poda de árvores no entorno do aeroporto de Goianá, na MG-353, entre Rio Novo e Juiz de Fora, passando por Goiana e Coronel Pacheco.
Além disso, são executadas obras de manutenção e conservação na MG-353, em Rio Preto, e a revitalização em outro ponto da rodovia no segmento entre Juiz de Fora e Rio Novo, além da recuperação de erosão na pista com instalação de novo bueiro no km 33 da LMG-874 em Simão Pereira, divisa com o Rio de Janeiro.
MG-353, em Juiz de Fora - DER-MG / Divulgação
Manhumirim
Nos trechos sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais próximos a Manhumirim, sete empreendimentos contemplam a recuperação de mais de 260 quilômetros de rodovias por meio do Provias.
As obras na região, que está perto da divisa com o Espírito Santo, representam um volume de investimento de mais de R$ 100 milhões. Dos sete trechos incluídos no Provias, seis já estão concluídos.
Um exemplo é a MG-265, do entroncamento da BR-482, próximo a Carangola, até o perímetro urbano de Divino, que já conta com cerca de 16 quilômetros recuperados e sinalizados. O mesmo ocorre com as obras nos 29,2 quilômetros da MGC-482, entre Carangola e Fervedouro, concluídas no final de julho do ano passado.
O DER-MG também finalizou, em março de 2023, as obras de recuperação funcional em 82,5 quilômetros da MG-111, de Ipanema a Manhuaçu, e da AMG-2905, do entroncamento da MG-111 até Simonésia.
Além desses trechos, as obras na LMG-834, entre Caiana e Espera Feliz, na MG-111, entre Manhumirim e a MGC-482, foram finalizadas, juntamente ao trecho da MG-441 e MG-108.
Após anos de uma situação precária no tráfego de veículos na MG-108 devido às condições da malha asfáltica, as obras de recuperação funcional chegaram ao trecho Mutum-Lajinha. Os trabalhos executados vão devolver as condições de trafegabilidade e segurança em cerca de 41 quilômetros da rodovia mineira. As obras serão concluídas até outubro deste ano.
Região de Ubá

MGC-482, entre Viçosa e Porto Firme - DER-MG / Divulgação
Ponte Nova
Na área de influência do município de Ponte Nova, por meio do Provias, o Governo de Minas já concluiu a recuperação da MGC-482, entre Viçosa e Porto Firme, trecho de 29 quilômetros, com investimento da R$ 6,2 milhões.
As melhorias colocaram um ponto final nos transtornos causados pelo pavimento deteriorado. A MGC-482 é fundamental para o escoamento de minério de ferro oriundo do município de Teixeiras e faz a ligação entre Viçosa e Porto Firme e a BR-116, importante corredor viário que integra regiões do país.
Além da MGC-482, o DER-MG concluiu as obras de recuperação do pavimento em mais duas rodovias. Desta vez, as melhorias foram executadas na MGC-120, trecho entre Ponte Nova e Dom Silvério, e na AMG-1760, no segmento entre o entroncamento da MGC-120 e o município de Sem-Peixe.
No total, 49,8 quilômetros foram revitalizados a um custo de R$ 19 milhões, conforme previsto no pacote de obras do Provias.
A rodovia MGC-120, que liga Ponte Nova a Dom Silvério, tem grande importância devido ao acesso às cidades de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Sem-Peixe, Dom Silvério e as comunidades rurais pertencentes a esses municípios, além de ser uma das alternativas para acessar a rodovia federal BR-262 na altura da cidade de João Monlevade.
Já o trecho da AMG-1760 é o único acesso asfaltado à cidade de Sem Peixe, que liga o município à rodovia MGC-120.
As ações na região não se restringem a somente às obras do Provias. A unidade regional do DER-MG em Ponte Nova já iniciou a construção da ponte sobre o Rio Matipó e implantação da intercessão na rodovia LMG-840, trecho entroncamento com a BR-262 (Padre Fialho – Pedra Bonita). O investimento é de quase R$ 5 milhões.