DA AGÊNCIA MINAS
O Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg) foi apresentado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) para funcionários da alta gestão do Governo de Cabo Verde, país lusófono da costa oeste da África.
A exposição foi realizada na última semana, com foco no modelo de atuação do LAB.mg e em como os laboratórios de inovação podem impulsionar a melhoria dos serviços governamentais.
Em Minas Gerais, a iniciativa é coordenada pela Seplag-MG e pela Fundação João Pinheiro (FJP).
O LAB.mg atua desde 2019 em projetos de inovação no Governo de Minas voltados para transformação de serviços públicos, inovação e melhoria da experiência do usuário.
“Foi muito gratificante poder compartilhar a experiência do nosso laboratório de inovação com o Governo de Cabo Verde e ter a iniciativa reconhecida”, diz a diretora Central de Inovação em Governo, Giselle Volponi.
“Destacamos para os participantes que os modelos de atuação dos laboratórios devem ser adaptáveis ao contexto de cada administração, mas que é fundamental ouvir a pessoa usuária para fazer entregas que gerem valor”, explica Giselle Volponi.
O convite da apresentação veio de uma representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está trabalhando para a Universidade das Nações Unidas (UNU), junto à gestão de Cabo Verde. O país africano já executa uma estratégia de governo digital e está estudando o conceito de laboratório de inovação.
A apresentação foi on-line, em português, mostrando como é o trabalho do LAB.mg e seus principais projetos, além de compartilhar desafios, oportunidades e aprendizados.
Após a contextualização da atuação da iniciativa em Minas Gerais, também houve um espaço para perguntas e dúvidas dos servidores de Cabo Verde.
LAB.mg
O Governo de Minas vem investindo cada vez mais em inovação como uma estratégia para ajudar os órgãos e entidades a solucionarem seus desafios.
Os projetos desenvolvidos pelo LAB.mg são direcionados por valores como foco no usuário e colaboração e, principalmente, na transformação dos serviços públicos sob essa ótica, sendo os cidadãos os principais beneficiados.
O laboratório realiza diversos projetos de transformação de serviços e de melhoria de processos. Ainda desenvolve pesquisas de experiência do usuário, capacitações, palestras e outros produtos destinados a aprimorar as políticas públicas e a prestação de serviços.
Alguns exemplos de ações do laboratório são o uso da Linguagem Simples para melhor compreensão das comunicações do governo pelas cidadãs e cidadãos, a cocriação de soluções para desafios enfrentados pelos órgãos e entidades, a melhoria da experiência dos usuários em sites governamentais e o apoio na construção de serviços digitais, como a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).