Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Iluminação da ALMG destaca a prevenção ao câncer de mama

Parlamento mineiro adere à campanha do Outubro Rosa. Doença é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil.
Cerca de 40% dos casos são diagnosticados em fase avançada e iniciativa pretende conscientizar sobre o problema que afeta mulheres e homens - Foto: Daniel Protzner - Arquivo ALMG
sexta-feira, 18 outubro, 2024

O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), recebe, a partir desta sexta-feira (18/10/24), iluminação para aderir ao Outubro Rosa.

Durante uma semana, a iniciativa tem como objetivo dar visibilidade às políticas de prevenção e luta contra o câncer de mama.

Criada nos Estados Unidos, na década de 80, a campanha mundial foi idealizada por Nancy Brinker, irmã de Susan G. Komen, vítima do câncer de mama.

Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), esse tipo é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil: durante um ano, 19.103 vítimas faleceram.

Em 2023, foram realizadas mais de 85 mil internações por câncer de mama. Até 2025, quase 74 mil novos casos devem ser diagnosticados. 

Cerca de 24% mulheres brasileiras na faixa etária do rastreamento nunca fizeram mamografia. Em aproximadamente 40% das vezes, a descoberta é feita na fase avançada.

Projetos em tramitação

Na Assembleia, estão tramitando quatro Projetos de Lei (PL’s) sobre o tema. O PL 4.414/17 cria o Estatuto da Pessoa com Câncer no Estado. Anexado a ele, o PL 1.560/23 institui política estadual de prevenção, detecção precoce e início de tratamento do câncer de mama em Minas Gerais. 

Segue também em processo de discussão e votação o PL 1.802/23, prevendo a dispensa do pedido médico para realização de mamografia de rastreamento do câncer nas mulheres por meio Sistema Único de Saúde (SUS).

Por fim, tramita o PL 1.635/23, para assegurar às mulheres com mama densa o direito de fazer o exame de ressonância nuclear magnética associada à mamografia pelo SUS. 

Laços da Consciência

As luzes na cor rosa integram o programa Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre o bem-estar social dos mineiros, em especial, adesão às causas relacionadas à saúde.

Além da iluminação do Palácio, de acordo com as campanhas de cada período do ano, a ALMG promove iniciativas de divulgação e conscientização em parceria com os gabinetes parlamentares, entidades da sociedade civil e poder público.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu