Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros, é homenageado por deputados no Plenário

Trajetória de político, que faleceu nesta terça-feira (4), foi exaltada por parlamentares de diferentes partidos, na primeira Reunião Ordinária do ano.
Deputados fizeram um minuto de silêncio, em memória de Humberto Souto. Foto: Daniel Protzner
terça-feira, 4 fevereiro, 2025

Homenagens ao ex-prefeito de Montes Claros (Norte de Minas) e ex-deputado estadual e federal Humberto Souto marcaram a primeira Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) do ano, ocorrida nesta terça-feira (4/2/25).

Parlamentares ressaltaram o legado do político, que faleceu aos 90 anos de idade. Também foi respeitado um minuto de silêncio em sua memória.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

O deputado Gil Pereira (PSD) lembrou os diferentes cargos políticos ocupados por Souto, incluindo a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU). Afirmou que o ex-prefeito promoveu “uma revolução” no município, com importantes obras nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Segundo Gil Pereira, o político tinha um “jeito de brabo e valentão, mas um coração grande demais”. Em sua opinião, Humberto Souto deixa um legado de seriedade e honestidade. “Minas Gerais e o Brasil perdem um de seus maiores homens públicos”, completou. Em aparte, Charles Santos (Republicanos) corroborou as palavras do colega e se solidarizou com os familiares do ex-prefeito.

A 1ª vice-presidenta da ALMG, deputada Leninha (PT), também elogiou o ex-prefeito. Ela ponderou que, embora atuassem em campos políticos divergentes, sempre manteve uma relação amigável e de respeito com Humberto Souto. “Deixou em sua história o exemplo de que, dentro das divergências, devemos construir confluências", declarou.

Ao comparar o ex-prefeito a outros mineiros de destaque na história brasileira, como os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek, Itamar Franco e Tancredo Neves, a deputada exaltou a retidão como marca principal do caráter de Souto.

Em seu discurso, Leninha também homenageou outra importante figura de Montes Claros, que faleceu no dia 25 de janeiro: Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, fundadora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez.

A professora foi também responsável pela implantação da antiga Faculdade de Educação Artística (Faceart), que hoje pertence ao Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Debates parlamentares

Um balanço da atuação de alguns parlamentares foi apresentado em discursos. Charles Santos considerou que o primeiro biênio dessa Legislatura foi muito produtivo, destacando as ações das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Ele também parabenizou os novos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Acolumbre (União Brasil-AP).

O deputado sugeriu que o segundo biênio, tanto na ALMG quanto no Congresso, sejam marcados por debates de fato importantes para a sociedade. “Deixemos de lado qualquer tipo de diferença, questões ideológicas e foquemos naquilo que realmente é necessário. Não vamos perder tempo com aquilo que não constrói, que corrói”, defendeu.

Combate ao câncer

Lembrando o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado nesta terça (4), e o Dia Nacional da Mamografia, nesta quarta (5), o deputado Elismar Prado (PSD) falou da atuação da Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer, presidida por ele. O parlamentar afirmou que a situação é alarmante, já que o câncer é a doença que mais mata no Brasil.

“Estamos tentando mudar essa história em Minas Gerais, com essa comissão, e no País, por meio da Comissão de Combate ao Câncer, na Câmara dos Deputados, presidida por Weliton Prado (deputado federal do Solidariedade-MG)”, destacou. Nesse sentido, ele falou da Carreta da Família, iniciativa financiada com recursos dos dois gabinetes, a qual percorreu municípios mineiros realizando exames preventivos de câncer. O veículo conta com médicos, enfermeiros, radiologistas e outros profissionais.

Educação no campo

O deputado Leleco Pimentel (PT) anunciou sua participação no Encontro Nacional da Pedagogia da Alternância, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esta é uma metodologia de ensino que visa a formação integral dos alunos por meio da alternância entre ambientes de vida e de trabalho, especialmente com foco na educação rural.

Ele aproveitou para defender a votação em 2º turno do Projeto de Lei (PL) 511/23, de sua autoria, que cria o marco regulatório para a Educação do Campo, das Águas e das Florestas, com base na Pedagogia da Alternância. Segundo o deputado, o projeto equipara as escolas famílias agrícolas às escolas públicas, no que diz respeito ao acesso dos alunos ao Prouni e à alimentação escolar.

Leleco Pimentel também comemorou o lançamento da candidatura de Ouro Preto (Região Central) ao título de cidade criativa nas áreas de artesanato e políticas públicas. O título é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O deputado Caporezzo (PL) criticou o que considera uma perseguição à Rádio Canção Nova, mantida pela Fundação João Paulo II. Segundo ele, o Ministério Público de São Paulo estaria perseguindo as entidades, após o falecimento do presidente Monsenhor Jonas. Ele explicou que os próprios envolvidos com o trabalho dessas fundações elegiam os dirigentes e, agora, o Ministério Público quer definir quem será o novo presidente. "É uma vergonha essa conduta repulsiva do MP de São Paulo”, declarou.

Caporezzo ainda rebateu críticas de correligionários de direita que condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro por apoiar as eleições de Davi Alcolumbre e Hugo Mota para as Presidências do Senado e da Câmara. Caporezzo argumentou que os dois parlamentares tinham ampla maioria dos votos e que a composição garantiu espaços para o Partido Liberal nas duas casas legislativas.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu