Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Governo de Minas faz balanço das ações relacionadas à fauna doméstica em Minas

Programas desenvolvidos no estado incluem esterilização, microchipagem, atendimento veterinário e resgate de animais vítimas de maus-tratos
O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos visa controlar a superpopulação de cães e gatos em Minas Gerais, promovendo saúde pública e bem-estar animal. Foto: Semad / Divulgação
quinta-feira, 12 dezembro, 2024

DA AGÊNCIA MINAS

As ações desenvolvidas pelo Governo de Minas relacionados à fauna doméstica, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), estão proporcionando benefícios a animais domésticos em centenas de municípios de Minas Gerais.

Em 2024, diversas ações de esterilização e microchipagem de cães e gatos, saúde básica e resgate de animais vítimas de maus-tratos foram desenvolvidas em todo o estado. 

O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos visa controlar a superpopulação de cães e gatos em Minas Gerais, promovendo saúde pública e bem-estar animal.

Realizado por meio de convênios e termos de fomento com municípios e organizações, o programa oferece castrações gratuitas para animais da população de baixa renda, animais em situação de vulnerabilidade e animais tutelados por ONGs e protetores.

De janeiro a novembro de 2024, foram realizadas em diversas regiões de Minas Gerais 42.876 castrações com 181 municípios beneficiados, conforme tabela abaixo.

“Os atendimentos têm apresentado grande crescimento desde 2019, quando o trabalho teve início”, observa a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho. No total, já foram realizadas 227.931 castrações de cães e gatos.

Clique aqui e conheça os municípios atendidos pelo Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos em 2024.

content quadro comparativo castracoes
Semad / Divulgação

Programa Estadual de Microchipagem Conheça Seu Amigo

O programa Conheça seu Amigo tem o objetivo de identificar, no mínimo, 10% da população de cães e gatos em Minas Gerais, por meio da microchipagem de animais de rua e da população de baixa renda, bem como animais sob tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários.

Os municípios participantes devem, em contrapartida, realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações no banco de dados. 

Foram microchipados e identificados no Sistema Estadual de Identificação de Animais domésticos 119.111 cães e gatos, de janeiro a outubro de 2024.

Desde o lançamento do sistema de identificação, em maio de 2022, já foram microchipados e identificados mais de 191 mil cães e gatos em todo o estado.

Veja o quadro comparativo desde 2022:

content micro
Divulgação / Semad

Programa Estadual de Saúde Básica Animal

O Programa Estadual de Saúde Básica Animal oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos, priorizando famílias de baixa renda.

Os serviços incluem consultas, vacinação, controle de zoonoses e orientações sobre guarda responsável, promovendo a saúde animal e pública.

De janeiro a novembro de 2024, foram realizados 19.438 atendimentos em diversas regiões de Minas Gerais, totalizando 72 municípios.

Clique aqui e conheça os municípios beneficiados pelo Programa Estadual de Saúde Básica Animal em 2024.
 
Segue quadro comparativo desde 2022:

content atendimentos veterinarios desde 2022
Semad / Divulgação

Programa Estadual de Resgate Animal

Em 2024, nove municípios, dos 12 selecionados pelo edital 03/2023, efetuaram a aquisição dos veículos especialmente adaptados para o resgate de animais vítimas de maus-tratos e abandono.

São eles: Turmalina, Nova Serrana, Limeira do Oeste, Guimarânia, Dores do Indaiá, Novo Oriente de Minas, Passatempo, Pompéu e Itamarandiba.

“A proteção da fauna doméstica é uma competência atribuída à Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Minas, a partir de 2019, e atua como suporte aos municípios nas ações de proteção e bem-estar dos animais domésticos”, explica o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco. Segundo ele, a crescente população de cães e gatos de rua em todo o mundo aponta para a necessidade de o poder Executivo avançar nesse assunto por questões ambientais e de saúde pública. 

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu