Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Formação de condutores e desmontagem de veículos serão tema de reunião

Entre os pontos a serem discutidos está a maior fiscalização de desmontes ilegais e a divisão de atribuições do antigo Detran.
Mudanças nas atribuições de órgãos de trânsito e de empresas credenciadas serão discutidas - Arquivo ALMG Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG
quinta-feira, 12 setembro, 2024

Reivindicações e sugestões dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e das empresas de desmontagem veicular serão discutidas em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (13/9/24), a partir das 14 horas.

O requerimento para realização da reunião é de autoria do presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), deputado Zé Guilherme (PP). A audiência organizada pela comissão acontecerá no Auditório José Alencar, na sede do Legislativo.

Acompanhe a reunião ao vivo

De acordo com o deputado, a reunião também tem o objetivo de avaliar o impacto da transferência dos serviços de trânsito da Polícia Civil para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), mudança que se iniciou em abril de 2023, com a sanção da reforma administrativa promovida pela Lei 24.313, de 2023.

Conforme o requerimento do presidente da FFO, entre os pontos a serem discutidos estão as novas exigências nos processos, nos prazos e nos exames de direção para habilitação de condutores, bem como esclarecer a divisão das atribuições que antes estavam a cargo do Detran/MG; maior fiscalização aos desmontes ilegais e padronização dos processos de credenciamento das empresas de desmontagem, para maior segurança jurídica e clareza dos interessados.

Desde a reforma administrativa de abril de 2023, as funções do antigo departamento de trânsito (Detran-MG) da Polícia Civil passaram para a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) da Seplag.

Isso inclui os serviços de registro e licenciamento de veículos e a formação de condutores, entre outros. Foram mantidas na Polícia Civil as atividades e competências para realizar investigação criminal e exercer a função de polícia judiciária em matéria de trânsito.

Outro problema que vem sendo citado pelas entidades representativas dos CFCs são dificuldades e morosidade na abertura dos novos centros em algumas regionais do Estado. 

Foram convidados a participar da audiência pública representantes da Seplag e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), dos CFCs, das empresas de desmontagem veicular, além de examinadores de trânsito. Já confirmou presença a presidente da Associação Mineira de Proteção aos Centros de Formação de Condutores (AMPCFC), Daniela Fernanda Corgozinho. 

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu