Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Doação de armamentos apreendidos a órgãos da segurança é votada

Na reunião de Plenário desta terça (9), também foi aprovado projeto que transforma agente penitenciário em policial penal
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (9/7/24), projetos de lei (PLs) relacionados à área da segurança pública. Foto: Sarah Torres/ALMG
terça-feira, 9 julho, 2024

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (9/7/24), projetos de lei (PLs) relacionados à área da segurança pública. Um deles é o PL 2.487/21, o qual permite que órgãos de segurança do Estado possam requerer a doação de armamentos, peças, componentes e munições apreendidos.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

De autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL), o projeto foi aprovado em definitivo (2° turno) na forma do vencido (texto com alterações) em 1º turno, conforme parecer da Comissão de Segurança Pública.

O texto determina que o artigo 1º da Lei 23.418, de 2019, passe a vigorar com os parágrafos 1º e 2º. O parágrafo 1º possibilita que, no prazo previsto, os demais órgãos estaduais de segurança pública do Estado possam consultar o relatório reservado para que manifestem interesse em receber os itens apreendidos e aptos a serem doados.

O parágrafo 2º já constava na legislação como parágrafo único. O dispositivo prevê que, no requerimento, deverá constar a relação dos armamentos, peças, componentes e munições apreendidos cujo recebimento em doação seja pretendido, com indicação da respectiva quantidade, bem como a justificativa da necessidade de seu uso.

Em sua justificativa, Sargento Rodrigues enfatizou que o projeto visa aprimorar a Lei 23.418 para permitir que os outros órgãos estaduais de segurança sejam consultados e também possam requerer, por intermédio da Polícia Civil e da Polícia Militar, a doação de armamentos, peças, componentes e munições apreendidos.

Policial penal

Também na reunião, foi aprovado em 1º turno o PL 2.139/24, que substitui na Lei 14.695, de 2003, o termo "agente de segurança penitenciário" por "policial penal".

A Lei 14.695 cria a Superintendência de Coordenação da Guarda Penitenciária, a Diretoria de Inteligência Penitenciária e a carreira de Agente de Segurança Penitenciário.

De autoria do deputado Eduardo Azevedo (PL), a proposição foi aprovada seguindo parecer da Comissão de Segurança Pública, que opinou por sua aprovação na forma original.

Segundo Eduardo Azevedo, a mudança do nome do cargo de agente penitenciário se justifica para adequar a legislação estadual à Emenda Constitucional 104, de 2019, que alterou a Constituição da República para incluir as Polícias Penais da União, dos estados e do Distrito Federal como órgãos da segurança pública.

O Plenário ainda aprovou o PL 769/23, em turno único, que institui o Dia do Prefeito Mineiro, a ser comemorado anualmente em 6 de outubro.

De autoria do deputado Rodrigo Lopes (União), a matéria foi aprovada na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização.

Por fim, foi aprovado, em 2º turno, o PL 1.892/23, do governador, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel a Jaguaraçu (Rio Doce).

A proposta foi aprovada na forma do vencido em 1º turno, conforme parecer da Comissão de Administração Pública.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu