Debates vão tratar de Estupro Virtual e de Relacionamentos Abusivos

Os temas serão debatidos no 1º Encontro com a Procuradoria da Mulher deste ano, na terça-feira (26/3).
Iniciados em 2023, os Encontros com a Procuradoria da Mulher discutem temas ligados à equidade de gênero e ao combate à violência contra a mulher - Arquivo ALMG Foto: Daniel Protzner/ALMG
segunda-feira, 25 março, 2024

A programação de 2024 dos Encontros com a Procuradoria da Mulher terão início nesta terça-feira (26/3/24). A partir das 14h, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), serão debatidos os temas “Combate à Exploração Sexual Infantil e Estupro Virtual” e “Relacionamentos Abusivos”.

O promotor Mauro Ellocitch, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), vai debater o primeiro tema. Exploração sexual infantil e estupros virtuais estão entre os principais crimes investigados pelo Gaeciber.

Já o tema “Relacionamentos Abusivos” será tratado pela procuradora de Minas Gerais e criminóloga Jerusa Drummond.

A convidada é fundadora do projeto “Chore em Movimento”, que oferece aconselhamento a vítimas de relacionamentos abusivos, e do podcast “Jerusa Defende”, que trata de questões emocionais e jurídicas que envolvem situações de violência doméstica.

Os debates serão transmitidos ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal do Youtube da ALMG.

Encontros visam contribuir para equidade de gênero

Os Encontros com a Procuradoria da Mulher fazem parte da iniciativa da ALMG de buscar de forma contínua a efetividade das políticas públicas, das ações e dos programas voltados para a equidade de gênero e para o enfrentamento da violência contra a mulher.

Os encontros de 2024 terão continuidade na próxima terça-feira (2) com os temas “Saúde Mental das mulheres em tempos de misoginia global”, “O Feminismo: diversos olhares da violência”, e “Depoimento sobre violência doméstica”.

Procuradoria da Mulher

Essas atividades também consolidam o papel da Procuradoria da Mulher da ALMG, criada por meio da Resolução 5.590, de 2021, como parte de uma estratégia de fortalecimento da atuação política das deputadas e de atendimento de demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher. A mesma resolução criou a Bancada Feminina da Assembleia.

Atualmente, as titulares do órgão são a deputada Ione Pinheiro (União), procuradora-geral, e a deputada Delegada Sheila (PL), procuradora-adjunta.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu