DA AGÊNCIA MINAS
Nesta quinta-feira (31/10), acontece a premiação do 11º Concurso Municipal Qualidade de Café de Manhuaçu, a partir das 18h, na UBA, no município da Zona da Mata.
O concurso faz parte de uma série de concursos municipais de qualidade dos cafés, que prometem movimentar a região neste fim de ano.
Ao todo serão realizados concursos em 11 municípios da região e em duas comunidades rurais. As premiações buscam valorizar a cafeicultura local, agregando mais valor aos cafés da região.
O Concurso Municipal Qualidade de Café de Manhuaçu vai distribuir mais de R$ 30 mil em prêmios nas duas categorias, Natural e Cereja Descascado. Todas as amostras avaliadas são de café arábica da safra 2024.
“As amostras de café participantes dos concursos municipais também são inscritas no concurso estadual de cafés organizado pela Emater-MG (Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais). Os grãos de cada cidade com as notas mais altas obtidas no primeiro julgamento (1º etapa) do concurso estadual são os ganhadores daquele município”, explica o coordenador regional da Emater-MG em Manhuaçu, Thiago Braga.
Thiago comenta ainda que, mesmo com a falta de chuvas esse ano que afetou muitas lavouras na Zona da Mata, houve um grande interesse dos cafeicultores pelos concursos municipais e a Unidade Regional da Emater-MG de Manhuaçu, responsável pelo atendimento a 28 municípios da região, recebeu 440 inscrições no geral.
“Os concursos municipais servem como uma vitrine para os cafeicultores. Eles atraem compradores e ajudam a consolidar a fama do município como produtor de cafés especiais”, argumenta o coordenador da Emater-MG.
Agenda de concursos
A agenda de concursos locais teve início em 26/10. Nesta data, foram realizados dois concursos em comunidades rurais: o da comunidade do Catalão (município de Santa Margarida) e em Palmeirinha (Manhuaçu), local que tem sido um celeiro de campeões.
Na comunidade de Palmeirinha, já saíram campeões estaduais, como foi o caso do Ercilei José de Oliveira (Melhor Café do estado, em 2022) e Pedro Junior de Oliveira (campeão das Matas de Minas, em 2023). Já nessa quarta-feira (30/10), ocorreu a premiação no município de Caparaó.
Em novembro, a programação dos concursos municipais da região de Manhuaçu prossegue com premiações em Manhumirim (8/11), Alto Jequitibá (9/11), Mutum (12/11), Santana do Manhuaçu (13/11), Pedra Bonita (14/11), Simonésia (23/11), São João do Manhuaçu (28/11), Luisburgo e Santa Margarida (ambos em 29/11).
“Os Concursos de Qualidade de Café desempenham papel importante na melhoria da qualidade dos cafés da região das Matas de Minas. Eles também coroam o trabalho de um ano inteiro dos extensionistas da Emater-MG, pois são sempre trabalhados junto aos agricultores e nas comunidades, através de encontros, reuniões, dias de campos e muita assistência técnica aos agricultores”, salienta Thiago.
Além dos concursos municipais será realizado ainda o Concurso Regional de Qualidade de Café das Matas de Minas - Região de Manhaçu 2024, que vai acontecer no dia 4/12.
A premiação é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), tendo como parceiros as prefeituras municipais e sindicatos do setor.