O Parque Nacional da Serra do Gandarela será tema de mais uma audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Desta vez, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebe especialistas para debater a relevância hídrica e socioambiental da unidade, criada em 2014.
A audiência também vai tratar da preservação de toda a biodiversidade existente no parque, que tem um dos mais contínuos fragmentos de Mata Atlântica de Minas Gerais, em transição com formações de cerrado. A reunião será nesta segunda-feira (8/7/24), a partir das 9 horas, no Auditório José Alencar, a requerimento da deputada Bella Gonçalves (Psol).
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate
Localizado entre os municípios de Nova Lima e Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Gandarela tem importantes recursos hídricos e contribui para o abastecimento de várias cidades, entre as quais a capital mineira, como informa o portal do Ministério do Meio Ambiente.
Bella Gonçalves destaca que o parque é recente e ainda precisa avançar na implementação de sua zona de amortecimento e de todas as diretrizes de conservação e visitação.
“Vira e mexe o parque é ameaçado por mineradora. Queremos que ele permaneça vivo porque é fundamental para garantir a segurança hídrica da RMBH.”
A deputada também cita a grande biodiversidade de espécies do parque e os registros paleontológicos encontrados no local, “importantes para construção da história natural da região e do Brasil”.
Ambientalistas, especialistas, representantes da sociedade civil organizada e gestores do parque são aguardados na reunião.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais