Comissão de Educação fará homenagem aos biólogos

Audiência para entrega dos votos de congratulações reunirá, nesta sexta (6), profissionais de destaque da Biologia do estado.
A produção de imunizantes, como a realizada no CT/Vacinas da UFMG, é uma das áreas de atuação do biólogo - Arquivo ALMG Foto: Guilherme Bergamini/ALMG
quinta-feira, 5 setembro, 2024

Entregar o diploma com os votos de congratulações com o Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04) e os profissionais de biologia, em comemoração aos 45 anos de regulamentação da profissão de biólogo.

Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove nesta sexta-feira (6/9/24), às 15 horas, no Auditório.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

A presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), foi quem propôs a homenagem ao CRBio-04, unidade do conselho que abrange Minas Gerais e, ainda, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

De acordo com o CRBio-04, a profissão foi regulamentada pela Lei Federal 6.684, de 1979, que regulamentou também a profissão de biomédico e, ainda, criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e os de Biomedicina.

Já o Conselho Federal de Biologia (CFBio), em seu site, destaca o 3 de setembro como marco da comemoração dos 45 anos, já que nessa data, a Lei 6.684 foi sancionada. Segundo o CFBio, desde então, “a biologia se consolidou como uma profissão reconhecida e regulamentada”.

Valorização 

A entidade reforça que os Conselhos Federal e Estaduais de Biologia têm a responsabilidade de valorizar e fiscalizar a atuação profissional, garantindo a qualidade dos serviços prestados em todo o território nacional.

O CRBio-04 registra que o estudo acadêmico da Biologia no Brasil teve início em 1934, com a criação do curso de Ciências Naturais da USP.

Já na década de 1970, foi fundada a primeira organização de biólogos do País, a Associação Paulista de Biólogos (APAB).

Esta e outras entidades surgidas pouco depois buscaram o reconhecimento da profissão no Brasil, o que ocorreu em 1979.

Foram convidados para a reunião o presidente e a vice-presidente do CRBio-04, respectivamente, Carlos Frederico Loiola e Juliana Ordones Rego; além de outros profissionais da área, sendo nove biólogas e 13 biólogos.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu