Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Comissão cobra pagamento de piso salarial da educação básica

Valor de reajuste proposto pelo Governo de Minas para 2025 não atende legislação federal.
Pagamento do Piso Salarial Nacional para o magistério da educação básica já motivou outras audiências no Legislativo - Arquivo ALMG Foto: Luiz Santana ALMG
quarta-feira, 2 abril, 2025

O pagamento do Piso Salarial Nacional (PSN) dos professores da educação básica será tema de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (3/4/25), a partir das 10h05, no Auditório José Alencar.

A reunião ocorre a pedido da presidenta do colegiado, deputada Beatriz Cerqueira (PT), e tem por finalidade cobrar do Governo do Estado o reajuste de 6,27% definido pela Portaria Nº 77/2025 do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União em janeiro deste ano.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

Anualmente, o MEC atualiza o valor do PSN em cumprimento à Lei Federal 11.738, de 2008. A Lei do Piso Salarial tornou compulsória a remuneração mínima para profissionais do magistério público da educação básica em todo País. O piso é válido para professores que atuam em jornadas de 40 horas semanais. 

Apesar do pagamento do PSN ser obrigatório, o projeto de reajuste para 2025 encaminhado pelo Executivo à ALMG propõe um índice de 5,26%, inferior aos 6,27% estabelecidos pela portaria do MEC.

Para prestar esclarecimentos, foram convidados o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, a secretária de Planejamento e Gestão, Sílvia Dias e o o secretário de Educação, Igor Rojas.

Devem participar do debate, ainda, a diretora da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Denise de Paula Romano, a presidente da Associação Mineira de Inspetores Escolares (Amie), Geovanna Passos Duarte, e a presidente do Sindicato dos Especialistas em Educação Básica (Sindespe/MG), Raquel Bernardo dos Santos Lacerda.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu