Comissão analisa desafios da justiça climática e socioambiental

No Dia da Amazônia, comissão destaca luta por reparação dos crimes ocorridos nas Bacias dos Rios Doce e Paraopeba.
O rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, será lembrado pela Comissão de Meio Ambiente Foto: Luiz Santana/ALMG
quarta-feira, 4 setembro, 2024

Dia da Amazônia será lembrado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A reunião, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), será realizada nesta quinta-feira (5/9/24), a partir das 10h, no Auditório José Alencar.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

O objetivo da audiência é debater os desafios na busca de justiça climática e socioambiental, com foco na luta por reparação dos crimes ocorridos nas Bacias dos Rios Doce e Paraopeba.

Foram convidados para o debate representantes de vários órgão federais e atingidos pelas tragédias de Mariana e Brumadinho, que ainda sofrem as consequências do rompimento das barragens de rejeitos de mineração da Samarco e da Vale.

O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, foi criado com o objetivo de fomentar reflexões sobre a necessidade de preservação desse bioma, essencial para o equilíbrio do clima em todo o planeta. A data é uma referência à criação da Província do Amazonas, em 5 de setembro de 1850, pelo imperador Dom Pedro II.

Para a deputada Beatriz Cerqueira, esse dia deve ser usado para se discutir a importância da pauta ambiental e da preservação da sociobiodiversidade do maior bioma brasileiro.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu