DA AGÊNCIA MINAS
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) assinou acordo de cooperação com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da ONU especializado em infraestrutura e gestão, para apoio técnico à equipe da companhia no aperfeiçoamento da modelagem de projetos em PPPs, com foco em sustentabilidade.
As entidades promoveram o I Workshop – PPPs para o Desenvolvimento Sustentável, no auditório do P7 Criativo, em Belo Horizonte, em 19/9. Representantes do Unops falaram sobre a relação entre as PPPs e o avanço da Agenda 2030, plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento (ODS) para erradicar a pobreza, garantir vida digna e sustentável a todos e às próximas gerações.
Na abertura do evento, o diretor-presidente da Codemge, Sérgio Cabral, destacou a oficialização do trabalho conjunto entre Codemge, Unops e Unece:
“É o início de uma parceria focada em projetos e em melhorar a vida de quem mais precisa do serviço público. Temos que nos orgulhar de estar na vanguarda das modelagens em PPPs”.
Impactos
Uma das preocupações desse trabalho, segundo o diretor de Projetos Estratégicos e Mineração da companhia, Daniel Raemdonck, é em como integrar os ODS efetivamente à estruturação de PPPs: “nossa obrigação não é só erguer infraestrutura, hospital e escola. É pensar como isso afeta nosso município, nosso estado. É ser capaz de medir como impactamos social e economicamente a sociedade por meio dos projetos”, explica.
A construção de um legado para o estado foi também tratada na apresentação do gerente de Projetos do Unops, Bernardo Bahia, que salientou a necessidade de “se estruturar uma iniciativa pensando nas pessoas, no ambiente e no futuro que a infraestrutura pode deixar para o desenvolvimento econômico-social e ambiental”.
Para esclarecer o que isso significa na prática, a oficial de diversidade e inclusão do Unops Brasil, Lívia Alen, ressaltou dois pontos. O primeiro foi estabelecer, desde o começo de uma PPP, quais ODS ela ajuda a atingir e que direitos ajuda a garantir. Além disso, de acordo com Lívia, é essencial “pensar na PPP como um todo, na relação entre as partes interessadas, na transparência, se é um modelo replicável”, completa.
Participaram também do workshop o oficial de Assuntos Econômicos da Unece e secretário do grupo de trabalho em PPPs, Claudio Meza, e a associada sênior e especialista em socioeducação do Unops, Isabela Ribeiro.
A programação da manhã foi aberta ao público geral e trouxe melhores práticas do tema, no Brasil e no mundo. Na parte da tarde, uma oficina de aprofundamento em PPPs e sustentabilidade foi realizada para os membros do Grupo de Trabalho - ODS, composto por gestores da Codemge.
Iniciativas de difusão de conhecimento nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento urbano e regional fazem parte de um acordo de cooperação assinado pelas instituições.
Sobre a Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta de Minas Gerais.
Tem como missão facilitar a promoção do desenvolvimento econômico e social, impulsionando estrategicamente a economia mineira.
Sua visão é ser um vetor de atração de investimentos privados para o estado, sendo reconhecido pelo mercado como o melhor estruturador de projetos de concessões e parcerias público-privadas do Brasil antes de 2028.
Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia atua em múltiplas frentes, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio. Outras informações: codemge.com.br.