Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Automatiza.MG completa um ano com economia e eficiência no trabalho do Governo de Minas

Mais de 25 órgãos já foram atendidos, além de mais de 80 robôs criados no primeiro ano da iniciativa
Automatiza.MG. Foto: Seplag / Divulgação
quarta-feira, 30 abril, 2025

DA AGÊNCIA MINAS

O Automatiza.MG, projeto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), completou um ano neste mês de abril. A iniciativa otimiza o tempo gasto por servidores em tarefas cotidianas, trazendo ganhos de eficiência para o Estado, por meio da automatização de processos e da inteligência artificial.

Ao todo, 26 órgãos e entidades estaduais já foram atendidos pelo projeto, com ações como a construção de robôs que funcionam como assistentes virtuais para auxiliar os servidores no dia a dia. Desde o lançamento, foram criados 81 robôs, seja de projetos da equipe do Automatiza.MG ou dos alunos do curso de Automate Desktop. No momento, outros 19 robôs estão sendo finalizados.

“A proposta do Automozatiza.MG é ajudar o servidor e, consequentemente, melhorar o serviço público mineiro e beneficiar o cidadão lá na ponta. A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano e é uma excelente ferramenta para aperfeiçoar e aprimorar ainda mais o trabalho do Governo de Minas. É isso que buscamos com essa iniciativa: inovação e agilidade”, afirma a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.

Os assistentes criados pelo projeto auxiliam na redução do tempo de algumas atividades dos servidores. Com isso, até o momento, mais de 9.500 horas já foram economizadas em processos que passaram por aprimoramentos.

Capacitação

O Automatiza.MG utiliza tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos na administração pública, otimizando o trabalho dos servidores.

Uma das formas de fazer isso, é por meio de capacitações dos agentes públicos. O curso de educação à distância do Automatiza.MG ensina os servidores como usar a automatização. A plataforma de capacitação permite e incentiva que os servidores desenvolvam seus próprios assistentes virtuais, reduzindo a carga de trabalhos operacionais e repetitivos, e permitindo que eles se concentrem em tarefas mais estratégicas e de maior impacto.

Atualmente, são mais de 1540 servidores inscritos no curso EAD.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu