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Assembleia adota iluminação amarela em favor da prevenção ao suicídio

Parlamento mineiro também realizará audiência pública para debater a relação entre redes sociais e o autoextermínio.
Campanha Setembro Amarelo procura conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio- Arquivo ALMG Foto: Sarah Torres/ALMG
terça-feira, 10 setembro, 2024

Nesta terça-feira (10/9/24), a fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Rua Rodrigues Caldas, assim como o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, voltado para a Praça Carlos Chagas, serão iluminados na cor amarela em referência à campanha Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio.

O mesmo tema será debatido em audiência pública que acontecerá na segunda-feira (16/9/24), a partir das 10 horas, atendendo a um requerimento do deputado Charles Santos (Republicanos). 

O objetivo da campanha Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre formas de prevenção ao suicídio e reduzir o preconceito que envolve esse grave problema.

A adesão da ALMG à campanha faz parte do projeto Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar social dos mineiros.

Desde 2015, a Assembleia de Minas apoia o movimento Setembro Amarelo, liderado por instituições como a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM), Centro de Valorização da Vida (CVV), entre outras.

Para que as campanhas contra esta causa de morte sejam efetivas, oferecendo apoio às pessoas vulneráveis, lutando contra o estigma e apoiando aqueles que estão em luto pelo suicídio de alguém próximo, foi instituída em 2018 a Semana Estadual de Valorização da Vida, a ser realizada anualmente na semana em que recair o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A campanha do Setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos.

Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.

As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Audiência pública debaterá relação entre redes sociais e suicídios 

A audiência pública programada para o dia 16 de setembro, no Auditório do andar SE, tem o objetivo de divulgar a campanha Setembro Amarelo, com foco no tema: “Saúde mental: os impactos das redes sociais".

O debate será dividido em dois painéis. O primeiro, a partir das 10 horas, abordará o tema “Introdução, dados, impactos e relatos". O segundo painel se inicia às 14 horas, abordando o tema: “Como coibir, procedimentos, legislação e conclusão”. Entre os convidados estão representantes das áreas da saúde, segurança, jurídica e sociedade civil.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

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