O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), e os deputados Charles Santos (Republicanos) e Zé Guilherme (PP) foram agraciados com a Medalha Alferes Tiradentes, Edição Especial Comemorativa dos 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A comenda foi entregue durante cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (9/6/25), em um pátio organizado em frente ao Palácio da Liberdade. O deputado Sargento Rodrigues (PL) também prestigiou a solenidade.
A Medalha Alferes Tiradentes é a mais alta comenda da corporação e é concedida a personalidades militares e civis, além de instituições, que prestam relevantes serviços à corporação e, consequentemente, à sociedade mineira. O nome da condecoração é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono da PMMG. Esta edição comemorativa foi destinada a quase 200 agraciados, incluindo entidades e personalidades.
Além dos membros da ALMG, também foram agraciadas outras autoridades do Estado, como o governador Romeu Zema e o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, entre outros.
Neste 2025, a entrega da comenda faz parte de uma série de eventos organizados para celebrar os 250 da corporação policial. Iniciada em maio, a programação, que vai continuar ao logo de todo o ano, inclui exposição fotográfica - a ser exibida na ALMG e no Congresso Nacional -, além de circuito de corrida, culto ecumênico e baile, entre outras atividades distribuídas pelos meses do ano.
Um desfile de diferentes pelotões que integram a Polícia Militar, como a tropa de choque e a cavalaria, encerrou a cerimônia. Também houve uma mostra de uniformes e veículos que fizeram a história da PMMG ao logo desses 250 anos. Por fim, motocicletas, viaturas e outros automóveis de última geração fecharam a demonstração, que teve ainda sobrevoo de helicóptero da corporação.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais











Fotos: Alexandre Netto