Com informações do site oficial da Cemig
Crianças e jovens do projeto social Judô nas Escolas 2 participaram de um festival da modalidade esportiva que reuniu os alunos matriculados na iniciativa em Juiz de Fora e Viçosa.
Cerca de 60 atletas em cada cidade, com idades entre seis e 17 anos, estiveram presentes ao evento, na última semana, que teve como principal objetivo promover a integração e a socialização entre os praticantes do judô.
O projeto esportivo, que é executado pela Associação Ajudôu, tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio institucional das prefeituras locais.
O Judô nas Escolas 2 oferece aulas gratuitas, no contraturno escolar, para crianças e jovens da região da Zona da Mata mineira, beneficiando mais de 240 alunos.
O gerente de sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão, ressaltou o compromisso da empresa com as práticas sociais e reforçou a atuação da Companhia para o desenvolvimento das comunidades onde atua.
“Ao longo dos últimos anos, a Cemig segue ampliando o seu investimento social, de maneira a beneficiar o maior número de pessoas no estado. Só no último ano, a Companhia destinou mais de R$12 milhões para os projetos esportivos que trabalham com crianças e jovens em diversos municípios mineiros, impactando positivamente a vida de mais de nove mil inscritos. Nos três primeiros meses deste ano, foram mais de R$6 milhões direcionados para o esporte em Minas”, comentou.
O coordenador de projetos da Ajudôu, Éverton Alves, destacou o momento de interação promovido pela iniciativa e lembrou o papel da prática esportiva na vida desses atletas.
“O festival foi uma oportunidade para que todos os alunos colocassem em prática o que está sendo aplicado nas aulas. Foi um momento de troca e de aprendizado, pois o judô vai muito além das técnicas de luta. Ele promove valores como disciplina, respeito e superação”, enfatizou.
Várias turmas
Os inscritos na atividade em Juiz de Fora realizam as aulas em dois núcleos: na Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, bairro Caiçaras, e na Escola Municipal José Calil Ahouagi, no bairro Marilândia.
Em Viçosa, a prática esportiva ocorre no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes e na Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges, bairro Nova Era.
Cemig no Esporte
Anualmente, a Cemig lança edital de chamada pública para selecionar projetos que promovam a prática de esportes e que ofereçam benefícios sociais e de cidadania, especialmente para crianças e adolescentes.
Em 2024, as inscrições estão abertas até as 18h do dia 12 de julho. O cadastro é gratuito e deve ser feito no link disponível dentro do edital. Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no site www.cemig.com.br.
Os projetos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte, que estejam direcionados à transformação e ao impacto social duradouro para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades, além daqueles dedicados à formação para o exercício da cidadania e à prática do lazer, podem se inscrever na chamada pública. Serão classificados projetos a serem executados em Minas Gerais, local de atuação da Companhia. Vale destacar que cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.