Acordo para gerir sede da Filarmônica motiva visita e reunião

Comissão de Cultura promove as atividades, respectivamente, na segunda (15) e na terça (16), para avaliar impactos da medida, questionada pela orquestra e pelo TCE
Orquestra Filarmônica, que está no centro das discussões sobre o destino da Sala Minas Gerais, já foi tema de exposição fotográfica na ALMG Foto: Clarissa Barçante/ALMG
sexta-feira, 12 abril, 2024

Para avaliar o impacto do acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Serviço Social da Indústria (Sesi Minas) e os riscos para a manutenção da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Comissão de Cultura realiza duas atividades.

Na segunda-feira (15/4/24), às 16 horas, a comissão visita o Centro Cultural Itamar Franco, na Rua Gonçalves Dias, 3.333, no Barro Preto, na Capital, que abriga a Sala Minas Gerais, onde a orquestra se apresenta regularmente.

Na terça-feira (16/4/24), será promovida audiência pública no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 15h30.

Assista a reunião ao vivo e participe do debate

As duas atividades foram solicitadas por três parlamentares da Comissão de Cultura: o presidente e a vice, respectivamente deputado Professor Cleiton e deputada Lohanna, ambos do PV, e o deputado Marcos Tramonte (Republicanos).

Filarmônica foi excluída das negociações

Notícias divulgadas na imprensa dão conta de que o acordo foi assinado no dia 5/4 e inclui, além da Sala Minas Gerais, o Espaço Mineraria, os dois localizados no Centro de Cultura Itamar Franco. 

A Filarmônica afirma ter sido excluída das negociações, realizadas entre o governo, representado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e o Sesi, que integra o Sistema Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Segundo o Poder Executivo, a cooperação valerá por 60 meses e o Sesi poderá explorar comercialmente os locais para promoção de eventos culturais. Com isso, a Filarmônica será obrigada a desocupar todos os espaços até 31 de julho deste ano.

Orquestra Sesiminas

O governo afirma ainda que a Sala Minas Gerais contará com apresentações da Orquestra Sesiminas, grandes produções musicais, nacionais e internacionais e espetáculos, eventos corporativos e celebrações empresariais.

E o Espaço Mineraria vai receber uma escola de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e eventos sociais.

Fiemg e Codemig afirmam que, em 2023, a Filarmônica teria solicitado ao governo a rescisão do contrato de utilização da Sala Minas Gerais, mas a direção da orquestra nega essa informação.

Ela acrescenta que, desde 2020, o Centro de Cultura Itamar Franco é administrado pelo Instituto Cultural Filarmônica (ICF) e que a instituição ficou surpresa com a mudança. Pelo edital, o centro cultural ficaria aos cuidados do ICF até o fim de 2024, com possibilidade de prorrogação até 2040.

O ICF informa que a Sala Minas Gerais é ocupada pela Filarmônica durante todo o ano, com 80 apresentações nas séries de concertos com convidados internacionais e um público anual de 100 mil pessoas. 

São realizadas também no espaço ensaios e ações educacionais gratuitas, como Concertos para a Juventude e Concertos Didáticos, as gravações dos álbuns da orquestra e a transmissão ao vido dos concertos, por meio de um estúdio próprio de TV.

TCE pede suspensão do acordo

Diante do impasse, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou que a Codemig suspenda atos referentes ao acordo de cooperação com o Sesi para a gestão compartilhada da Sala Minas Gerais que resulte na alienação do espaço.

O conselheiro do TCE Durval Ângelo determinou, na última terça (9), a intimação do presidente da companhia, Thiago Toscano, para prestar esclarecimentos sobre o assunto, no prazo de cinco dias úteis.

Foram convidados para a audiência, entre outros, a subsecretária de Estado de Cultura, representantes do Ministério Público, da Codemig e do ICF.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu