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Acompanhamento educacional individualizado está pronto para Plenário

Recebeu parecer favorável texto que pretende garantir um professor por aluno com deficiências.
Os pareceres aos projetos foram apreciados na reunião desta quarta (4). Foto: Guilherme Bergamini/ALMG
quarta-feira, 4 dezembro, 2024

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta quarta-feira (4/12/24), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 2.419/ 2024.

A matéria dispõe sobre a disponibilização de Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas (ACLTA) em escolas estaduais.

De autoria da deputada Maria Clara Marra (PSDB), o projeto propõe que seja obrigatória a disponibilização de um profissional para cada aluno com disfunção neuromotora grave, deficiência múltipla ou transtorno do espectro autista (TEA) nas instituições de ensino.

Consulte o resultado e assista ao vídeo da reunião

Atualmente, as normativas indicam que o professor ACLTA pode atender até três alunos do mesmo ano e turma, exceto em escolas com apenas uma turma, onde ele pode atender a um número maior de estudantes. Ainda não é permitido mais de um profissional por turma.

O parecer, apresentado pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), ressaltou, porém, que o modelo atual tem se demonstrado insuficiente. O documento cita audiência pública realizada pela comissão, na qual mães de alunos com deficiência e representantes de escolas salientaram a insuficiência de profissionais.

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O parecer conclui que as demandas apresentadas na referida audiência são consonantes com a proposta do PL em análise. Sendo assim, a relatora sugeriu a aprovação do texto na forma original. A matéria está pronta para ser apreciada em Plenário no 1º turno.

Ao sugerir a aprovação da matéria na forma original, a deputada Beatriz Cerqueira divergiu das duas comissões anteriores, Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Essas sugeriram a aprovação na forma do Substitutivo nº 1, no qual há apenas indicação que o atendimento individualizado deveria ser priorizado.

Reforço escolar também avança

Na mesma reunião, recebeu parecer favorável o PL 963/ 23, que trata de reforço escolar para alunos das escolas públicas.

O texto tramita em 2º turno e está pronto para ser apreciado em Plenário. A comissão foi pela aprovação da matéria na forma do vencido (texto aprovado em 1º turno).

A proposição, de autoria do deputado Adriano Alvarenga (PP), acrescenta dispositivo na Lei 24.482, de 2023, que institui a política estadual de prevenção e combate ao abandono e à evasão escolar.

O artigo 2º da lei lista os instrumentos a serem usados na política, entre eles as aulas de reforço.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

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