por Leandro Torrezani
Em audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na última terça-feira (22), vereadores de Timóteo reforçaram a necessidade urgente de investimentos do Estado em segurança pública para o município e para o Vale do Aço.
O presidente da Câmara de Timóteo, vereador Adriano Alvarenga destacou que apesar da queda de alguns indicadores criminais apresentados pela Polícia Civil, a população vive com medo e insegurança, sensações motivadas por casos recentes que chocaram a cidade.
“Tivemos uma chacina com três mortos no bairro Cirilo, um assassinato no bairro Macuco, uma tentativa de estupro de uma adolescente ao sair da escola e vários casos de desaparecimento. São fatos que mostram a gravidade da situação”, pontuou.
Adriano também chamou atenção para a defasagem no efetivo policial em toda a região, resultado de aposentadorias e da baixa reposição de profissionais via concursos. Ele reivindicou a instalação de uma Delegacia Regional da Polícia Civil em Coronel Fabriciano, que também beneficiaria diretamente Timóteo, desafogando a atual regional localizada em Ipatinga.
Durante sua participação, o vereador Cabo Isac Saboy defendeu enfaticamente a criação de guardas municipais no Vale do Aço.
“A segurança pública do futuro passa por uma polícia municipal forte, atuando em conjunto com as demais forças de segurança. É preciso unir esforços”, afirmou. O parlamentar também ressaltou o papel do Judiciário no combate à reincidência criminal.
Durante a audiência, o prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, também reforçou a necessidade de enfrentamento à impunidade e de ações integradas entre os poderes públicos. Ele informou que o município já criou uma Secretaria de Segurança e Ordem Pública e estuda a implantação da Guarda Municipal, dependendo da viabilidade orçamentária.
O delegado Gilmaro Alves Ferreira, chefe do 12º Departamento da Polícia Civil, revelou que já está em estudo a implantação da nova Delegacia Regional em Coronel Fabriciano e destacou a queda nos índices de homicídios e crimes como estupro de vulnerável em Timóteo. Representando a ALMG, o deputado Celinho Sintrocel, autor do requerimento da audiência, e os deputados Lincoln Drumond e Sargento Rodrigues reforçaram a necessidade de investimentos urgentes do Estado em segurança pública, com mais efetivo policial e estrutura para os municípios do Vale do Aço.
por Câmara Municipal de Timóteo