Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou capacitação com o tema "Prevenção de Acidentes, Primeiros Socorros e Procedimentos – com Foco Especial no Ambiente Escolar".
De acordo com a secretaria, a ideia é promover ambientes escolares mais seguros e preparados para agir diante de situações de emergência.
A formação foi conduzida pelos Cabo de Sá e Cabo Mendes, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, profissionais altamente qualificados e com ampla experiência na área de atendimento pré-hospitalar e segurança em instituições educacionais.
Durante a capacitação, os participantes receberam orientações práticas e teóricas sobre: prevenção de acidentes mais comuns no contexto escolar (quedas, engasgos, queimaduras, cortes, entre outros); procedimentos básicos de primeiros socorros para lidar com situações de urgência; a importância do atendimento rápido e correto até a chegada de suporte especializado; postura e conduta adequada dos profissionais da escola em casos de emergência, montagem de kits de primeiros socorros e organização de rotinas de segurança.
“A capacitação foi mais um passo importante para garantir que as escolas estejam preparadas não apenas para ensinar, mas também para acolher e proteger com eficiência e humanidade”, destacou Fátima Santos, responsável pela organização da capacitação.
Segundo o Cabo Bueno, do Corpo de Bombeiros, a capacitação foi focada na parte de obstruções de vias aéreas, uma vez que o público trabalha diretamente com crianças.
“Foi ministrado noções de obstruções de vias aéreas, parada cardiorrespiratória e trauma. A gente enfatizou bastante a parte de obstruções de vias aéreas, devido a idade que as educadoras trabalham, que são crianças”, explicou o Bueno.
Ainda de acordo com o Cabo Bueno, as palestras ministradas foram de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ou seja, voltado para noções de primeiros socorros dados à crianças.
Para a professora Larissa de Godoi, o curso foi muito proveitoso.
“Essa capacitação foi muito boa para fazer uma reciclagem dos nossos conhecimentos, para a gente poder cuidar cada vez mais e melhor das crianças que a gente atende na nossa comunidade”, ressaltou Larissa.
Fonte : PMT

Foto: Divulgação PMT