Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quinta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Timóteo por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente promove uma ação com o objetivo de refletir sobre os problemas ambientais e a necessidade de a população fazer também a sua parte para preservar o ambiente.
Na quarta-feira, entre 9h e 10h, está programada uma passeata ecológica na Alameda 31 de Outubro, no Centro Norte, com a presença dos alunos das Escolas Estaduais Capitão Egídio Lima e Antônio Silva e do Centro Federal de Educação Teconológica de Minas Gerais (Cefet), campus Timóteo, representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, dos parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA) de Timóteo, além das Subsecretarias de Meio Ambiente e de Limpeza Urbana.
Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e o meio ambiente é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema por meio de ações e reflexões sobre o assunto.
Por exemplo, quando as pessoas jogam lixo no chão os materiais são arrastados pela chuva e se acumulam nos bueiros. Com isso, a água não tem para onde escoar e aumenta as chances de ocorrer alagamentos e até enchentes.
Além da passeata que ocorrerá no centro comercial da cidade com faixas e mensagens de preservação ao meio ambiente, haverá uma breve apresentação dos alunos da Escola Egídio Lima.
O objetivo é chamar a atenção dos cidadãos para as causas ambientais por meio dos alunos que são a chave para um futuro mais sustentável, como a reciclagem, cuidado com a água e respeito com a natureza.
Durante o mês de junho seguem ações previstas pelo Plano Integrado de Educação Ambiental como blitzen educativas a serem realizadas em diversos pontos da cidade. Também foram desenvolvidas atividades nas escolas com palestras sobre a coleta seletiva e sobre a importância da manutenção de recursos hídricos.
Também está sendo lançada nesta semana a campanha “Lixo tem lugar certo – Todos juntos vamos cuidar da nossa cidade”.
O objetivo é esclarecer e incentivar a população a fazer o descarte correto de lixo doméstico, resíduos recicláveis e materiais cortantes como vidro, espeto de churrasquinho, agulhas, seringas, lâminas, entre outros.
Para isso a Prefeitura de Timóteo dispôs contêineres verdes e azuis distribuídos em vários pontos da cidade para receber material reciclável (contêiner verde) e lixo orgânico (contêiner azul), além de lixeiras e dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) instalados na sede da Secretaria de Educação, Escola Estadual Ana Letro Staacks, Escolas Municipais do Limoeiro, Ana Moura e rotatória do bairro Primavera.
A Prefeitura também implantou um ponto de coleta de materiais eletrônicos em frente ao prédio da Prefeitura, no bairro São José; ação essa que deverá ser ampliada para outros pontos da cidade.
Fonte : Subsecretaria de Meio Ambiente