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Timóteo avança na área de assistência social

Levantamento dos atendimentos realizados de 2018 a 2024 revelam aumento dos serviços ofertados
Assistência Social de Timóteo destaca avanços. Foto: Divulgação PMT
sexta-feira, 20 dezembro, 2024

A política de assistência social de Timóteo é uma das prioridades da gestão municipal, que busca atender as demandas das famílias em vulnerabilidade social ao mesmo tempo que investe em ferramentas que possam proporcionar o desenvolvimento dos núcleos familiares e permite que eles superem suas dificuldades.

Na tarde desta sexta-feira (20), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu uma reunião ampliada com os gestores e profissionais dos serviços ofertados para fazer apresentação do relatório das atividades realizadas no correr dos últimos seis anos.  

No primeiro momento, a reunião contou com a apresentação do técnico do GESUAS, Ricardo Barros, que, de forma online, apresentou uma retrospectiva dos atendimentos prestados no período de 2018 a 2024.

Em sua apresentação, Ricardo Barros fez o levantamento do crescimento dos números de atendimentos, que passou de pouco mais de 1.080 em 2018, para cerca de 22.000 atendidos em 2024. 

O GESUAS é um software de Gestão do Sistema Único de Assistência Social que o município utiliza para acompanhar, monitorar e qualificar todos os atendimentos e serviços ofertados.

As gerentes da Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial de Média e Alta complexidade, as equipes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), Centro Dia e o setor administrativo participaram do encontro realizado no auditório da Prefeitura de Timóteo.

Além das ações, foram apresentados os principais desafios e os avanços na política de assistência social do município.

Conforme dados apurados no mês de setembro deste ano, a cidade tem 11.170 famílias cadastradas no CADÚnico, totalizando cerca de 26.478 pessoas cadastradas.

Na área de Proteção Social Básica, os CRAS realizaram este ano, até outubro, 126.052 atendimentos particularizados; 14.819 acompanhamento familiar particularizado; realizadas 3.825 visitas domiciliares e concedidos 11.052 benefícios eventuais.

Entre os serviços desenvolvidos, estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família; CADÚnico; e PIPAS. O PIPAS (Primeira Infância Protegida na Assistência Social), contou com a adesão de 348 famílias.  O PIPAS, também denominado Criança Feliz, é uma ação do Governo Federal, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Operado pelo IPÊ (Instituto Presbiteriano Êxodo), o programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações intersetoriais com as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos.

Em relação ao Serviço de Proteção Social Especial foram realizados 5.263 atendimentos socioassistencial individualizado; 5.538 acompanhamentos familiares particularizado; 1676 visitas domiciliares e 1.356 busca ativa.

Um dos destaques da área, foi a criação do Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias – Centro Dia, que é ofertado pela APAE de Timóteo, e os atendimentos do CREAS, que é uma unidade referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social- SUAS.

Entre as ações do CREAS, estão o serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos, de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e de proteção à população de rua.

Fonte : PMT

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