Seminário em Ipatinga orienta futuras mamães

Evento promovido pela prefeitura reuniu dezenas de gestantes da cidade no auditório do Hospital Municipal
A tarde da última quinta-feira, 20 de junho, foi marcada por muitas trocas e aprendizados no 1º Seminário para Gestantes. Foto: Divulgação PMI
sexta-feira, 21 junho, 2024

A tarde da última quinta-feira, 20 de junho, foi marcada por muitas trocas e aprendizados no 1º Seminário para Gestantes, intitulado “A Jornada Materna: emoções, amamentação e cuidados com o bebê”.

O evento, promovido pela Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com apoio da Gestão de Políticas Públicas para Mulheres – vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) –, reuniu dezenas de gestantes no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

“Este seminário foi pensado para preparar as gestantes da nossa cidade tanto emocionalmente como com práticas que vão favorecer a assistência ao bebê. Ipatinga nunca teve uma capacitação dessa, específica para gestantes, e faz parte do nosso projeto que é cuidar de quem mais precisa, com foco e ênfase nas mulheres e gestantes da nossa cidade”, comentou o secretário de Saúde do município, Walisson Medeiros.

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Ipatinga para fortalecer o suporte às gestantes da cidade, reafirmando o compromisso com a saúde materno-infantil.

Palestras

O evento contou com diversas palestras voltadas especialmente para as futuras mamães. A psicóloga Pauliana Freitas Gonçalves, especialista em Saúde Pública e Psicologia Cognitiva Comportamental, que atua no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora “Laços de Afeto”, falou sobre aspectos psicológicos da gravidez.

image 100

Foto: Divulgação PMI

Para falar sobre amamentação, o evento contou com a participação da enfermeira que atua na Rede Municipal de Saúde de Ipatinga, Waléria Martta Ferreira Braga. 

Pós-graduada em Saúde da Família, consultora de amamentação e doula de parto, a profissional explanou sobre técnicas e benefícios da amamentação, guiando as gestantes com informações práticas e essenciais.

Flávia Magalhães Cardoso, pediatra e neonatologista, que integra o quadro de pediatras da Rede da Prefeitura, trouxe orientações cruciais sobre os cuidados com o recém-nascido, complementando o evento com seu conhecimento especializado.

A enfermeira Ana Paula de Souza Pereira, especialista em Enfermagem Obstétrica, também compartilhou seu conhecimento.

A tarde foi encerrada com uma palestra da farmacêutica Kercyele, que falou sobre o tema “Serviços Farmacêuticos”.

por SECOM/PMI

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu