Secretário e diretor vão ao CMDRS destacar trabalho nas estradas rurais

Os representantes do executivo municipal foram informar aos conselheiros a cerca do serviço de patrolamento das estradas e da limpeza das caixas de contenção.
Os representantes do executivo municipal foram informar aos conselheiros a cerca do serviço de patrolamento das estradas. Foto: Divulgação/Prefeitura de Manhuaçu
terça-feira, 5 março, 2024

O Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, Sandro Tavares e o diretor de Obras José Geraldo Damasceno participaram na manhã desta segunda-feira, 04, da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Os representantes do executivo municipal foram informar aos conselheiros a cerca do serviço de patrolamento das estradas e da limpeza das caixas de contenção.

image 20
image 21

Foto: Divulgação/Prefeitura de Manhuaçu

Manhuaçu está em uma região onde clima é tropical de altitudes elevadas e com bom volume de chuvas.  Essas são condições excelentes para o desenvolvimento da agricultura, especialmente para o cultivo do café.

Em vários períodos do ano há registro de chuvas, mas entre outubro e março o volume aumenta significativamente, o que é motivo de alegria e celebração por conta da irrigação do solo, mas também de preocupação quando vem em excesso.

Entra ano e sai ano, após o período chuvoso, é preciso iniciar um trabalho de recuperação de estradas antes do escoamento da safra que normalmente tem início em meados de maio. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Obras traça um cronograma para garantir que todas as comunidades recebam o serviço de patrolamento em tempo. E foi justamente para informar acerca dessa escala, que o diretor da pasta foi ao CMDRS.

“Viemos aqui tranquilizar os representantes das comunidades rurais sobre o trabalho de recuperação das estradas que já começou. Temos 4 frentes de trabalho com duas máquinas em cada região e assim vamos seguir até concluir a melhoria de todos os trechos” – explicou Zé Rulinha, acrescentando que tudo foi bem planejado.

“Esse cronograma que estabelecemos tem dado certo nos últimos dois anos desde que implantamos e por meio dele chegamos a todas as comunidades. Nossa vinda ao conselho foi exatamente para comunicar essa escala e para pedir aos conselheiros que informem nas suas comunidades como ela vai ser desenvolvida, seguindo prioridades como vias de maior acesso, rota de transporte escolar e outros critérios que devem ser levados em conta para que todas as regiões sejam atendidas antes da safra” – informou.

Outra medida que promete ser eficaz na conservação das estradas é a limpeza das caixas de contenção. Esse dispositivo que fica nas margens das estradas tem a função de captar as águas das chuvas, evitando enxurradas e armazenando a água no solo.

“Estamos colocando à disposição do CMDRS a máquina para fazer a limpeza das caixas e vamos contar com o apoio dos conselheiros para organizar esse atendimento gradativamente. Nossa zona rural é muito grande, com vários quilômetros de estradas e várias caixas que estão entupidas após o período chuvoso. Desta forma, precisamos organizar o atendimento respeitando os locais com maior urgência. Ninguém melhor que os representantes das comunidades para nos indicar esses locais de maior necessidade” – disse Sandro Tavares, Secretário de Agricultura.

As quatro frentes de trabalho para recuperação de estradas iniciam na próxima segunda-feira (11). Essa semana a Secretaria de Obras já tem realizado o serviço, porém priorizando os pontos mais críticos. O cronograma de ações vai ser encaminhado aos membros do conselho ainda esta semana para que possam acompanhar e orientar as comunidades acerca do serviço.

por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu