Nesta sexta-feira (17/01) a Prefeitura de Belo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizou uma reunião para debater o Projeto Corredores Ecológicos no Município, uma parceria da Prefeitura de Belo Oriente com a CENIBRA.
O encontro contou a presença do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Sebastião Lopes de Faria, equipe da secretaria e do técnico ambiental da SANEAMB, empresa contratada pela CENIBRA para execução do projeto.
O projeto tem o objetivo de recuperar a sustentabilidade hídrica existente no município e contribuir para o aumento da biodiversidade da região, estabelecendo parcerias com os produtores rurais de forma a possibilitar a proteção das nascentes, Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal nas propriedades rurais localizadas no Município.
O projeto está em andamento em Belo Oriente desde de 2024 e conta com 133 produtores cadastrados atualmente, destes 29 já receberam as ações do projeto, que será retomado após o período de chuvas.
A Administração Municipal visa ampliar esta ação para diversas áreas do município.
A empresa CENIBRA fornecerá todos os materiais para a construção das cercas para criação dos corredores, bem como a mão de obra para a realização do serviço de cercamento das áreas.
Para saber mais sobre o projeto, o produtor rural pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente no número: (31) 3258-2834.
O que é um corredor ecológico
Os Corredores Ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal.
Palavra do secretário
Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Sebastião Lopes de Faria, a adesão dos produtores rurais será muito importante.
“Este projeto garantirá a conservação dos nossos recursos hídricos e matas nativas, aumentando a nossa qualidade de vida e o produtor é parte essencial neste projeto que mudará o nosso patamar na questão ambiental”, destacou o secretário.
por ACS/PMBO