A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso está realizando a distribuição de hipoclorito de sódio para as famílias atingidas pelas enchentes no município.
Mesmo com o recuo da chuva, há o alerta para a necessidade de cuidados essenciais na limpeza de residências, remoção de entulhos e consumo de água e alimentos, visando prevenir riscos à saúde.
“As ações visam auxiliar a população a retomar a rotina com segurança e reduzir os riscos de contaminações após as enchentes. O hipoclorito de sódio é um importante aliado no processo de purificação da água”, destaca Cida Acipreste, Secretaria Municipal de Saúde. Entre as orientações, está a recomendação de não consumir alimentos que tenham tido contato com a água da inundação ou lama, incluindo produtos embalados, enlatados ou perecíveis, como frutas, legumes e verduras. Para o consumo de água, a Secretária sugere processos de filtragem e desinfecção. A filtragem pode ser feita com coadores de papel, panos limpos ou filtros domésticos, seguida pela adição de duas gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária) por litro de água. A solução deve ser misturada e deixada em repouso por 30 minutos antes do consumo. Na ausência do hipoclorito de sódio, a água pode ser fervida por cinco minutos, sendo consumida após o resfriamento.
Na limpeza de utensílios domésticos como panelas, copos e pratos, a orientação é lavar com água e sabão e, em seguida, desinfetar com uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5% (200 ml para cada 800 ml de água).
Os objetos devem permanecer submersos na solução por pelo menos uma hora antes de serem utilizados novamente.
Para a limpeza de pisos, paredes, bancadas e quintais, a pasta sugere uma primeira etapa com água e sabão, seguida da aplicação de uma solução de 200 ml de hipoclorito de sódio diluído em 20 litros de água limpa. A solução deve agir por 30 minutos antes de ser enxaguada.
por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana do Paraíso